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Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A participação da Todos Pela Educação e da Campanha Nacional Pelo Direito à Educação nas políticas nacionais de Educação: um estudo comparativo sobre origens, formas de atuação e posicionamentos
Autor(es)/Inventor(es): Bundai, Stephanie Charles Marques
Orientador: Moreno, Rosangela Carrilo
Resumo: Este trabalho tem como objetivo compreender, a partir de um estudo comparativo, entre a Todos pela Educação e a Campanha Nacional pelo Direito à Educação, como esses dois grupos, que se autodefine enquanto organizações da sociedade civil, atuam nas políticas nacionais de educação, tendo como causa principal a defesa de uma "educação pública de qualidade". Para isso, a investigação se debruçou nos seguintes eixos: (I) a origem das organizações, os sentidos de educação pública de qualidade para cada uma delas, como elas se estruturam e quais são os seus financiadores; (II) as formas de atuação das organizações e quais são ações desenvolvidas a partir destas; (III) os posicionamentos públicos das duas organizações em relação à elaboração e reelaboração da Reforma do Ensino Médio. Metodologicamente, esse trabalho é um estudo comparativo de dois casos de organizações da sociedade civil que participam das políticas nacionais de educação. Utilizamos como fonte de dados os documentos institucionais disponibilizados pelas organizações em seus respectivos sites, as redes sociais das organizações, além de bibliografias que tratam do termo Sociedade Civil, que explicam o fenômeno da parceria entre Estado e Sociedade Civil, e estudos que tinham como objeto as duas organizações desta pesquisa. O trabalho evidenciou que a Todos pela Educação e a Campanha Nacional pelo Direito à Educação possuem origens distintas, atribuem sentidos diferentes à educação pública de qualidade, e diferem em suas redes de financiadores. Soma-se o fato das organizações terem a mesma forma de atuação, mas isso não pressupor os mesmos posicionamentos, uma vez que ao tratarmos das disputas estabelecidas a respeito dos processos que marcaram, no decorrer dos anos, a Reforma do Ensino Médio, as defesas da Todos pela Educação e da Campanha Nacional pelo Direito à Educação são distintas.
Palavras-chave: Política Nacional de Educação
Organizações sociais
Escola pública
Todos pela Educação (Movimento)
Campanha Nacional pelo Direito à Educação (Brasil)
Reforma do ensino
Organização não governamental
Ensino médio
Brasil
Políticas públicas
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 3-Jul-2025
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: BUNDAI, Stephanie Charles Marques. A participação da Todos pela Educação e da Campanha Nacional pelo Direito à Educação nas políticas nacionais de educação: um estudo comparativo sobre origens, formas de atuação e posicionamentos. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025.
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