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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLucas, Cássio de Borba-
dc.contributor.authorSouza Júnior, Washington Luiz de-
dc.date.accessioned2025-08-22T16:54:48Z-
dc.date.available2025-08-24T03:00:09Z-
dc.date.issued2024-12-16-
dc.identifier.citationSOUZA JÚNIOR, Washington Luiz de. Jogo da comunicação: a semiótica das formas de incentivo às apostas digitais no Brasil. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/26814-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLinguagem publicitáriapt_BR
dc.subjectApostas esportivaspt_BR
dc.subjectJogos eletrônicospt_BR
dc.subjectSemióticapt_BR
dc.subjectRentabilidadept_BR
dc.subjectEstratégia da comunicaçãopt_BR
dc.subjectComunicação em marketingpt_BR
dc.titleJogo da comunicação: a semiótica das formas de incentivo às apostas digitais no Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3826535392624295pt_BR
dc.contributor.referee1Lagoa, Maria Beatriz da Rocha-
dc.contributor.referee2Martins, Joaquim Welley-
dc.description.resumoEste estudo aborda a comunicação publicitária em torno das apostas digitais no Brasil. Analisamos, por meio da semiótica de Roman Jakobson, as formas de incentivo utilizadas para fomentar essa prática na cultura brasileira. Para isso, buscamos elaborar um panorama histórico das apostas no Brasil e os impactos sociais dos jogos na atualidade, investigar as funções linguísticas que associam a prática de apostas a aspectos culturais e sociais brasileiros e examinar como a linguagem é trabalhada para aumentar o engajamento nas apostas. A fundamentação teórica baseia-se nas funções da linguagem propostas por Jakobson, aplicadas na análise de quatro exemplos em nosso corpus: um videoclipe aspiracional que utiliza a função poética para construir uma jornada do herói, destacando o jogo como meio para transformação social; um comercial da Copa do Mundo que emprega a função referencial para associar apostas ao ato tradicional de torcer pelo Brasil; um segundo comercial de futebol que utiliza a função conativa para induzir os espectadores ao jogo e um canal no YouTube que, também através desta última, incentiva apostas ao oferecer estratégias para burlar cassinos, promovendo a ideia de dinheiro fácil e renda extra. As conclusões dessas análises revelam como essas estratégias comunicativas são utilizadas nesse contexto persuasivo e, com isso, podem contribuir para o aumento da popularidade das apostas no cotidiano brasileiro.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Aparece en las colecciones: Comunicação - Publicidade

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