Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/2682
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A influência da leitura na formação dos docentes do curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Author(s)/Inventor(s): Aguiar, Jessica Souza de
Advisor: Ribeiro, Marianna Zattar Barra
Co-advisor: Fidalgo, Lucia Maria da Cruz
Abstract: Este estudo trata da leitura, e tem como objetivo principal verificar a influência da leitura na formação (habitus) dos acadêmicos do Curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação (CBG) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Para isto, discorre sobre a temática da leitura a definindo não apenas como um processo de decodificação de signos – textos, na maioria das vezes, mas como uma experiência oriunda de uma construção social. Compreende que o processo de leitura depende do leitor, do objeto a ser lido e de um contexto. Desenvolve a ligação entre o leitor e a leitura e a observa como experiência. Utiliza a ideia de formação social por meio dos conceitos de habitus, campo e capital de Pierre Bourdieu, conceitos que embasam teoricamente a compreensão do conhecimento praxiológico. Apresenta a universidade, traça um breve histórico sobre a UFRJ e indica os principais marcos do processo de criação e de funcionamento do CBG. Utiliza como campo de pesquisa, população e amostra os docentes do CBG. Baseia-se na metodologia exploratória, tendo como método de delineamento o estudo de campo e a pesquisa documental para o levantamento do perfil do corpo docente e o questionário para a identificação das principais características de experiência de leitura na formação dos docentes. Os resultados mostraram que a experiência da leitura impacta e é impactada pela construção do habitus individual dos docentes e que um grupo de condições de identidades parecidas tendem a gerar sistemas de disposições semelhantes. Conclui-se que a experiência da leitura influencia e é influenciada pela formação social do indivíduo, mas não impactou diretamente a decisão de seguir a carreira acadêmica.
Keywords: Hábito de leitura
Estudantes universitários
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Department : Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 25-Jul-2016
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/2682
Appears in Collections:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JSAguir.pdf422,38 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.