Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/2682
| Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Título: | A influência da leitura na formação dos docentes do curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Autor(es)/Inventor(es): | Aguiar, Jessica Souza de |
| Orientador: | Zattar, Marianna |
| Coorientador: | Fidalgo, Lucia Maria da Cruz |
| Resumo: | Este estudo trata da leitura, e tem como objetivo principal verificar a influência da leitura na formação (habitus) dos acadêmicos do Curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação (CBG) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Para isto, discorre sobre a temática da leitura a definindo não apenas como um processo de decodificação de signos – textos, na maioria das vezes, mas como uma experiência oriunda de uma construção social. Compreende que o processo de leitura depende do leitor, do objeto a ser lido e de um contexto. Desenvolve a ligação entre o leitor e a leitura e a observa como experiência. Utiliza a ideia de formação social por meio dos conceitos de habitus, campo e capital de Pierre Bourdieu, conceitos que embasam teoricamente a compreensão do conhecimento praxiológico. Apresenta a universidade, traça um breve histórico sobre a UFRJ e indica os principais marcos do processo de criação e de funcionamento do CBG. Utiliza como campo de pesquisa, população e amostra os docentes do CBG. Baseia-se na metodologia exploratória, tendo como método de delineamento o estudo de campo e a pesquisa documental para o levantamento do perfil do corpo docente e o questionário para a identificação das principais características de experiência de leitura na formação dos docentes. Os resultados mostraram que a experiência da leitura impacta e é impactada pela construção do habitus individual dos docentes e que um grupo de condições de identidades parecidas tendem a gerar sistemas de disposições semelhantes. Conclui-se que a experiência da leitura influencia e é influenciada pela formação social do indivíduo, mas não impactou diretamente a decisão de seguir a carreira acadêmica. |
| Palavras-chave: | Hábito de leitura Estudantes universitários |
| Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA |
| Unidade produtora: | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis |
| Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Data de publicação: | 25-Jul-2016 |
| País de publicação: | Brasil |
| Idioma da publicação: | por |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Aparece nas coleções: | Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| JSAguir.pdf | 422.38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.