Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/26866

Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Emergindo dados submersos sobre o PIBID e PRP : o que dizem as/os estudantes do curso de Pedagogia da UFRJ que não tiveram acesso a estes programas
Author(s)/Inventor(s): Souza, Giovanna Franco Ribeiro de
Advisor: Delgado, Adriana Patricio
Co-advisor: Flores, Renata Lucia Baptista
Abstract: Este trabalho aborda, como objeto de estudo, as perspectivas dos egressos de 2023 e 2024.1, e concluintes de 2024.2, de Pedagogia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) acerca de sua formação inicial. Interessado em dar luz às experiências formativas daquelas/es que não vivenciaram o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e o Programa de Residência Pedagógica (PRP) ao longo de sua graduação, buscou-se oportunizar seus relatos por meio de questionário via Google Forms, como objetivo principal. O materialismo histórico-dialético de Karl Marx é o principal referencial teórico do trabalho ao empreender a análise inserindo as falas das/dos respondentes dentro de um contexto histórico, político, social e econômico mais amplo; e, a partir delas, percebendo algumas das contradições que estes Programas expressam como Políticas Públicas voltadas para a Formação Docente Inicial. Ao final, é desvelada a questão da diversidade de vivências da ampla gama de experiências formativas providenciadas pela instituição que compõe o lugar da pesquisa - a UFRJ. Ademais, revela-se a necessidade de futuras pesquisas não apenas sobre essa disparidade, como também acerca do que pensam os/as estudantes (em um contexto nacional e em cada uma das Instituições de Ensino Superior) sobre os Programas pesquisados, da maneira que o desejo de adesão a eles chega nos discentes e docentes das Instituições de Ensino Superior, e do acompanhamento de um novo Projeto de Lei recentemente aprovado (PL 7552/2014) que propõe incorporar o PIBID dentro da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB 9394/96).
Keywords: Formação de professores
PIBID
Programa de Residência Pedagógica (CAPES)
Políticas públicas
Pedagogia
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência
Curso
Formação docente
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
Programa de Residência Pedagógica (CAPES)
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 26-Jun-2025
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SOUZA, Giovanna Franco Ribeiro de. Emergindo dados submersos sobre o PIBID e PRP: o que dizem as/os estudantes do curso de Pedagogia da UFRJ que não tiveram acesso a estes programas. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GFRSouza.pdf2.57 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.