Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/26866
| Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Title: | Emergindo dados submersos sobre o PIBID e PRP : o que dizem as/os estudantes do curso de Pedagogia da UFRJ que não tiveram acesso a estes programas |
| Author(s)/Inventor(s): | Souza, Giovanna Franco Ribeiro de |
| Advisor: | Delgado, Adriana Patricio |
| Co-advisor: | Flores, Renata Lucia Baptista |
| Abstract: | Este trabalho aborda, como objeto de estudo, as perspectivas dos egressos de 2023 e 2024.1, e concluintes de 2024.2, de Pedagogia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) acerca de sua formação inicial. Interessado em dar luz às experiências formativas daquelas/es que não vivenciaram o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e o Programa de Residência Pedagógica (PRP) ao longo de sua graduação, buscou-se oportunizar seus relatos por meio de questionário via Google Forms, como objetivo principal. O materialismo histórico-dialético de Karl Marx é o principal referencial teórico do trabalho ao empreender a análise inserindo as falas das/dos respondentes dentro de um contexto histórico, político, social e econômico mais amplo; e, a partir delas, percebendo algumas das contradições que estes Programas expressam como Políticas Públicas voltadas para a Formação Docente Inicial. Ao final, é desvelada a questão da diversidade de vivências da ampla gama de experiências formativas providenciadas pela instituição que compõe o lugar da pesquisa - a UFRJ. Ademais, revela-se a necessidade de futuras pesquisas não apenas sobre essa disparidade, como também acerca do que pensam os/as estudantes (em um contexto nacional e em cada uma das Instituições de Ensino Superior) sobre os Programas pesquisados, da maneira que o desejo de adesão a eles chega nos discentes e docentes das Instituições de Ensino Superior, e do acompanhamento de um novo Projeto de Lei recentemente aprovado (PL 7552/2014) que propõe incorporar o PIBID dentro da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB 9394/96). |
| Keywords: | Formação de professores PIBID Programa de Residência Pedagógica (CAPES) Políticas públicas Pedagogia Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência Curso Formação docente Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Programa de Residência Pedagógica (CAPES) |
| Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Production unit: | Faculdade de Educação |
| Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Issue Date: | 26-Jun-2025 |
| Publisher country: | Brasil |
| Language: | por |
| Right access: | Acesso Aberto |
| Citation: | SOUZA, Giovanna Franco Ribeiro de. Emergindo dados submersos sobre o PIBID e PRP: o que dizem as/os estudantes do curso de Pedagogia da UFRJ que não tiveram acesso a estes programas. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025. |
| Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| GFRSouza.pdf | 2.57 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.