Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/2687
| Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Title: | Adaptações literárias no Cinema e como elas incentivam a Leitura: o caso Harry Potter |
| Author(s)/Inventor(s): | Bruno, Bruna Brasil Seixas |
| Advisor: | Fidalgo, Lucia Maria da Cruz |
| Abstract: | Muitos livros foram adaptados para o cinema, transformados em filmes. Existe uma concepção coletiva de que assistir ao filme desestimula a leitura do livro. Portanto, o objetivo desse trabalho é analisar se de fato o consumo dos filmes afeta negativamente o consumo dos livros ou se a adaptação literária no cinema pode vir a ser um incentivo a leitura. É inegável que a leitura é de suma importância na vida de qualquer pessoa, principalmente para crianças e jovens que ainda estão em formação, oferecendo-os mais conhecimento e enriquecendo seu vocabulário. O estudo de caso desse trabalho será sobre a saga Harry Potter, que é uma série de sete livros adaptados em oito filmes. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, através de leitura de textos para adquirir conhecimento sobre o tema; as pesquisas quantitativa e qualitativa, por meio da aplicação de questionário e entrevista com leitores de Harry Potter que também viram o filme e que participam da comunidade “Harry Potter – J. K. Rowling” na rede de relacionamento online Skoob. |
| Keywords: | Adaptação (Literatura) Formação de leitores Literatura fantástica Harry Potter (livro) |
| Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA |
| Production unit: | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis |
| Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Issue Date: | 25-Jul-2016 |
| Publisher country: | Brasil |
| Language: | por |
| Right access: | Acesso Aberto |
| Appears in Collections: | Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| Bruna Brasil Seixas Bruno.pdf | 839.16 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.