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http://hdl.handle.net/11422/26871
| Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Título : | A pressão social e os impactos na vida de jovens vestibulandos na sociedade brasileira |
| Autor(es)/Inventor(es): | Bortolami, Luana Nascimento |
| Tutor: | Chaves, Jacqueline Cavalcanti |
| Resumen: | Este trabalho tem como objetivo analisar os impactos da pressão social na vida de jovens vestibulandos no Brasil, considerando os aspectos históricos, sociais e educacionais que envolvem essa etapa. A pesquisa parte da compreensão de que as experiências vividas pelos estudantes que enfrentam o vestibular não são isoladas, mas atravessadas por construções sociais que envolvem expectativas familiares, escolares e culturais. Para isso, o primeiro capítulo apresenta uma abordagem teórica sobre as concepções de infância, puberdade, adolescência e juventude, destacando como essas categorias foram sendo historicamente construídas e ressignificadas, influenciando diretamente a forma como se espera que o jovem se posicione na sociedade. Em seguida, discute-se o surgimento do ensino superior no Brasil, bem como o papel dos cursos pré-vestibulares e a pluralidade de perfis dos estudantes que disputam uma vaga nas universidades, evidenciando desigualdades de acesso e as diferentes condições de preparação. O último capítulo é dedicado à análise da pressão social enfrentada pelos vestibulandos, abordando seus efeitos emocionais e sociais, assim como a influência de fatores externos, como a meritocracia, a competição escolar e as cobranças familiares. A metodologia utilizada foi baseada em revisão bibliográfica com enfoque qualitativo, sustentada por autores das áreas da Educação, Sociologia e Psicologia. A pesquisa indica que o vestibular, para além de um processo avaliativo, representa um marco de expectativas sociais que afetam diretamente a saúde mental dos jovens, principalmente daqueles oriundos de contextos socialmente vulneráveis. Diante disso, a pesquisa reforça a importância de repensar práticas educacionais e políticas públicas que promovam ambientes de aprendizagem mais humanos, acolhedores e inclusivos, respeitando as singularidades e os ritmos de cada trajetória juvenil. |
| Materia: | Juventudes Vestibular Pressão social Jovens vestibulandos Ensino superior |
| Materia CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
| Unidade de producción: | Faculdade de Letras |
| Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Fecha de publicación: | 17-jul-2025 |
| País de edición : | Brasil |
| Idioma de publicación: | por |
| Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
| Aparece en las colecciones: | Letras - Italiano |
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