Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/26882
| Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Título : | A escola de samba também é escola? Percepções e diálogos com estudantes do Instituto de Educação Governador Roberto Silveira a partir da transversalidade de Exu |
| Autor(es)/Inventor(es): | Wanek, Natália Ferreira |
| Tutor: | Baroni, Patrícia Raquel |
| Resumen: | A presente monografia propõe investigar através das narrativas, como se constroi experiências de carnaval no espaço escolar. Os objetivos específicos consistem em compreender o lugar do carnaval na educação básica, a partir do imaginário de estudantes do Curso Normal em uma Escola Estadual localizada no município de Duque de Caxias; investigar as relações entre a Pimpolhos da Grande Rio com a Educação Básica no mesmo município e identificar os desafios implicados nos repertórios de carnaval no espaço escolar. É um trabalho cuja fundamentação teórica se orienta nas potências exusíacas para reivindicar outras epistemologias na Educação. E junto de Exu remonta o tempo e atravessa todo o caminho textual a fim de provocar reflexões acerca do carnaval, do preconceito religioso e da perseguição ao samba, contextualizando a formação das Escolas de Samba no Rio de Janeiro. Para tal, foi traçada uma metodologia de consulta, tecida de muitas conversas como método (Sampaio et e tal), inspirado nas consultas de pombagiras dos terreiros de umbanda e candomblé. A pesquisa está em consonância com o potencial educativo e emancipatório dos enredos afrorreferenciados e combativos à intolerância religiosa. Portanto, versa os repertórios das Escolas de Samba, provocando reflexões sobre a ancestralidade da cultura negro afro-diaspórica e Exu. Na conclusão são apresentados os desafios de se construir experiências de carnaval no espaço escolar. |
| Materia: | Carnaval Exu (Orixá) Escolas de samba Educação básica |
| Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Unidade de producción: | Faculdade de Educação |
| Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Fecha de publicación: | 17-feb-2025 |
| País de edición : | Brasil |
| Idioma de publicación: | por |
| Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
| Citación : | WANEK, Natália Ferreira. A Escola de Samba também é Escola? Percepções e diálogos com estudantes do Instituto de Educação Governador Roberto Silveira a partir da transversalidade de Exu. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025. |
| Aparece en las colecciones: | Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| NFWanek.pdf | 2.43 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.