Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/26887

Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Didática e docência de duas "boas" professoras : uma análise sobre formação de professores por meio do estágio supervisionado
Author(s)/Inventor(s): Silva, Ana Lúcia da
Advisor: Rodrigues, Priscila Andrade M.
Abstract: Esta monografia tem como objetivo analisar a prática de duas professoras que lecionam disciplinas pedagógicas em turmas de nível médio em um colégio público de formação de professores do Estado do Rio de Janeiro. O estudo teve início a partir da minha experiência de estágio supervisionado obrigatório, em que observei as aulas dessas professoras, fiz anotações em diário de campo e realizei entrevistas com cada uma delas. A pesquisa acerca do bom professor emergiu mediante da participação no projeto de extensão “Parceria entre escola e universidade: investigando a escola, seus sujeitos e práticas” em que o grupo pesquisava o que fazem e como fazem os bons professores de cursos de formação de professores em nível médio. A coordenadora do projeto é também a orientadora desta monografia. A partir da pesquisa desenvolvida no projeto de extensão (RODRIGUES, et. all, 2020), as duas professoras participantes deste estudo foram apontadas pelos estudantes da escola em questão, como as melhores professoras. O que fazer e quais são as práticas cotidianas dessas professoras que possuem uma boa docência, na opinião dos estudantes, são analisadas neste trabalho. Para isso, os estudos de Cunha (1989), Freire (1996) e Mesquita (2020) nos ajudam a pensar as questões que permeiam o trabalho docente e uma didática que faça diferença na vida dos estudantes. Nossos resultados indicam que essas duas boas professoras planejam bem suas aulas, são flexíveis ao se abrirem para a participação e experiências dos estudantes, e atentam às necessidades dos estudantes, indo além do planejado.
Keywords: Prática docente
Qualidade
Formação de professores
Ensino
Docência (Ensino médio)
Didática
Planejamento didático-pedagógico
Flexibilidade
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 14-Oct-2024
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SILVA, Ana Lucia da. Didática e docência de duas “boas” professoras: uma análise sobre formação de professores por meio do estágio supervisionado. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALSilva.pdf349.57 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.