Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/26887
| Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Title: | Didática e docência de duas "boas" professoras : uma análise sobre formação de professores por meio do estágio supervisionado |
| Author(s)/Inventor(s): | Silva, Ana Lúcia da |
| Advisor: | Rodrigues, Priscila Andrade M. |
| Abstract: | Esta monografia tem como objetivo analisar a prática de duas professoras que lecionam disciplinas pedagógicas em turmas de nível médio em um colégio público de formação de professores do Estado do Rio de Janeiro. O estudo teve início a partir da minha experiência de estágio supervisionado obrigatório, em que observei as aulas dessas professoras, fiz anotações em diário de campo e realizei entrevistas com cada uma delas. A pesquisa acerca do bom professor emergiu mediante da participação no projeto de extensão “Parceria entre escola e universidade: investigando a escola, seus sujeitos e práticas” em que o grupo pesquisava o que fazem e como fazem os bons professores de cursos de formação de professores em nível médio. A coordenadora do projeto é também a orientadora desta monografia. A partir da pesquisa desenvolvida no projeto de extensão (RODRIGUES, et. all, 2020), as duas professoras participantes deste estudo foram apontadas pelos estudantes da escola em questão, como as melhores professoras. O que fazer e quais são as práticas cotidianas dessas professoras que possuem uma boa docência, na opinião dos estudantes, são analisadas neste trabalho. Para isso, os estudos de Cunha (1989), Freire (1996) e Mesquita (2020) nos ajudam a pensar as questões que permeiam o trabalho docente e uma didática que faça diferença na vida dos estudantes. Nossos resultados indicam que essas duas boas professoras planejam bem suas aulas, são flexíveis ao se abrirem para a participação e experiências dos estudantes, e atentam às necessidades dos estudantes, indo além do planejado. |
| Keywords: | Prática docente Qualidade Formação de professores Ensino Docência (Ensino médio) Didática Planejamento didático-pedagógico Flexibilidade |
| Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Production unit: | Faculdade de Educação |
| Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Issue Date: | 14-Oct-2024 |
| Publisher country: | Brasil |
| Language: | por |
| Right access: | Acesso Aberto |
| Citation: | SILVA, Ana Lucia da. Didática e docência de duas “boas” professoras: uma análise sobre formação de professores por meio do estágio supervisionado. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
| Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| ALSilva.pdf | 349.57 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.