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http://hdl.handle.net/11422/2690
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Araújo, André Vieira de Freitas | - |
dc.contributor.author | Bertão, Danielle Mello | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-16T17:21:48Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:02:59Z | - |
dc.date.issued | 2016-07-29 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/2690 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.subject | Partituras | pt_BR |
dc.subject | Obras raras | pt_BR |
dc.title | A raridade na Música: possibilidades para sua atribuição em partituras musicais impressas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7551780669212379 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Costa, Robson Santos | - |
dc.contributor.referee2 | Ballesté, Adriana Olinto | - |
dc.description.resumo | Assim como o ser humano desenvolveu a escrita para registrar sua linguagem oral, a sociedade ocidental concebeu a partitura musical para registrar os parâmetros sonoros de seus instrumentos e de seu canto. Com o desenvolvimento das tecnologias da imprensa, assim como ocorreu com as palavras impressas, as partituras se multiplicaram e se tornaram inumeráveis. No meio de tanta informação, é preciso identificar aquelas de caráter especial. Mas para que essa identificação seja possível, é necessário entender o estatuto documental da música impressa. Somente percebendo a essência deste tipo de documento pode-se questionar a possibilidade de tratá-lo como passível de raridade. Sendo assim, o objetivo desse trabalho é verificar a possibilidade de atribuir o conceito de raridade em partituras musicais impressas. Para tal, a pesquisa analisa o que se discute sobre o estatuto documental da música impressa; identifica possíveis critérios para a atribuição da raridade neste tipo de documento, através dos conceitos encontrados na Biblioteconomia de Livros Raros; aponta, concisamente, quais são os aspectos extrínsecos e intrínsecos dos documentos musicais impressos, através da história da música e da imprensa musical; e observa a maneira que as bibliotecas nacionais entendem a documentação musical presente em suas coleções. A metodologia utilizada para essa pesquisa foi, em primeiro momento, a revisão da literatura, seguido da criação de um questionário que foi aplicado em algumas bibliotecas nacionais, contendo perguntas fechadas e abertas. Após o período de recebimento das respostas das bibliotecas foi analisado o seu conteúdo. Foi constatado que, apesar da pouca bibliografia disponível sobre música como documento, nas bibliotecas nacionais entrevistadas é comum tratar a música impressa como obra rara, utilizando os mesmos valores atribuídos aos livros. Para elas, existem aquelas obras musicais impressas que se destacam das demais e necessitam ganhar o atributo raro para que sejam cuidadas de maneira única, e assim preservadas para a memória mundial. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação |
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