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http://hdl.handle.net/11422/2690
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | A raridade na Música: possibilidades para sua atribuição em partituras musicais impressas |
Autor(es)/Inventor(es): | Bertão, Danielle Mello |
Tutor: | Araújo, André Vieira de Freitas |
Resumen: | Assim como o ser humano desenvolveu a escrita para registrar sua linguagem oral, a sociedade ocidental concebeu a partitura musical para registrar os parâmetros sonoros de seus instrumentos e de seu canto. Com o desenvolvimento das tecnologias da imprensa, assim como ocorreu com as palavras impressas, as partituras se multiplicaram e se tornaram inumeráveis. No meio de tanta informação, é preciso identificar aquelas de caráter especial. Mas para que essa identificação seja possível, é necessário entender o estatuto documental da música impressa. Somente percebendo a essência deste tipo de documento pode-se questionar a possibilidade de tratá-lo como passível de raridade. Sendo assim, o objetivo desse trabalho é verificar a possibilidade de atribuir o conceito de raridade em partituras musicais impressas. Para tal, a pesquisa analisa o que se discute sobre o estatuto documental da música impressa; identifica possíveis critérios para a atribuição da raridade neste tipo de documento, através dos conceitos encontrados na Biblioteconomia de Livros Raros; aponta, concisamente, quais são os aspectos extrínsecos e intrínsecos dos documentos musicais impressos, através da história da música e da imprensa musical; e observa a maneira que as bibliotecas nacionais entendem a documentação musical presente em suas coleções. A metodologia utilizada para essa pesquisa foi, em primeiro momento, a revisão da literatura, seguido da criação de um questionário que foi aplicado em algumas bibliotecas nacionais, contendo perguntas fechadas e abertas. Após o período de recebimento das respostas das bibliotecas foi analisado o seu conteúdo. Foi constatado que, apesar da pouca bibliografia disponível sobre música como documento, nas bibliotecas nacionais entrevistadas é comum tratar a música impressa como obra rara, utilizando os mesmos valores atribuídos aos livros. Para elas, existem aquelas obras musicais impressas que se destacam das demais e necessitam ganhar o atributo raro para que sejam cuidadas de maneira única, e assim preservadas para a memória mundial. |
Materia: | Música Partituras Obras raras |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA |
Unidade de producción: | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 29-jul-2016 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação |
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