Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/26921
| Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Título : | Narrativas que tecem os cotidianos escolares: registros de um caderno narrativo |
| Autor(es)/Inventor(es): | Cabral, Linda Maria |
| Tutor: | Baroni, Patrícia Raquel |
| Resumen: | Este trabalho procura reunir narrativas de uma professora em formação que revisita memórias passadas de sua trajetória como estudante e constrói conhecimentos e experiências integrando, nesse processo, a aluna que já foi e a docente que está se tornando. A relação professor-aluno destaca-se dentre as narrativas evidenciando a influência dessa relação no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem e na formação de ambas as partes. O caminho metodológico percorrido utiliza a pesquisa com cotidianos segundo Ferraço em que o sujeito é o objeto de pesquisa e o objeto é esse sujeito e a pesquisa narrativa que auxilia na compreensão da complexidade da vida cotidiana; as quais entrelaçam-se com a pesquisa autobiográfica. Os conceitos de experiência, cotidianos e narrativas são explorados a partir, principalmente, de trabalhos de Larrosa (2002), Reis (2023) e Alves (2008) embasando as reflexões com as narrativas. A pesquisa de campo traz narrativas das vivências de cotidianos escolares e reflexões que elas despertam. Tendo sido o caderno narrativo, um grande aliado no exercício da escrita das narrativas que possibilitou registros de experiências vividas nos cotidianos escolares permitindo análises de contextos históricopolíticosociais. Dessa forma, as narrativas presentes nos cotidianos escolares mostram-se capazes de aperfeiçoar a atuação docente, pois possibilita a reflexão sobre a prática a fim de contribuir cada vez mais para uma educação transformadora. |
| Materia: | Investigação narrativa Experiência de vida |
| Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
| Unidade de producción: | Faculdade de Educação |
| Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Fecha de publicación: | 30-sep-2024 |
| País de edición : | Brasil |
| Idioma de publicación: | por |
| Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
| Citación : | CABRAL, Linda Maria. Narrativas que tecem os cotidianos escolares: registros de um caderno narrativo. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
| Aparece en las colecciones: | Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| LMCabral.pdf | 1.98 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.