Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/26921

Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Narrativas que tecem os cotidianos escolares: registros de um caderno narrativo
Autor(es)/Inventor(es): Cabral, Linda Maria
Tutor: Baroni, Patrícia Raquel
Resumen: Este trabalho procura reunir narrativas de uma professora em formação que revisita memórias passadas de sua trajetória como estudante e constrói conhecimentos e experiências integrando, nesse processo, a aluna que já foi e a docente que está se tornando. A relação professor-aluno destaca-se dentre as narrativas evidenciando a influência dessa relação no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem e na formação de ambas as partes. O caminho metodológico percorrido utiliza a pesquisa com cotidianos segundo Ferraço em que o sujeito é o objeto de pesquisa e o objeto é esse sujeito e a pesquisa narrativa que auxilia na compreensão da complexidade da vida cotidiana; as quais entrelaçam-se com a pesquisa autobiográfica. Os conceitos de experiência, cotidianos e narrativas são explorados a partir, principalmente, de trabalhos de Larrosa (2002), Reis (2023) e Alves (2008) embasando as reflexões com as narrativas. A pesquisa de campo traz narrativas das vivências de cotidianos escolares e reflexões que elas despertam. Tendo sido o caderno narrativo, um grande aliado no exercício da escrita das narrativas que possibilitou registros de experiências vividas nos cotidianos escolares permitindo análises de contextos históricopolíticosociais. Dessa forma, as narrativas presentes nos cotidianos escolares mostram-se capazes de aperfeiçoar a atuação docente, pois possibilita a reflexão sobre a prática a fim de contribuir cada vez mais para uma educação transformadora.
Materia: Investigação narrativa
Experiência de vida
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Unidade de producción: Faculdade de Educação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 30-sep-2024
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : CABRAL, Linda Maria. Narrativas que tecem os cotidianos escolares: registros de um caderno narrativo. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LMCabral.pdf1.98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.