Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/26969

Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A experiência dos jogos eletrônicos no ensino da Geografia : como os jogos se apropriaram da Geografia e como os professores podem se apropriar dos jogos
Author(s)/Inventor(s): Rocha, Pedro Henrique Rodrigues Maia Barranco
Advisor: Góis, Marcos Paulo Ferreira de
Co-advisor: Peixoto, Maria Naise
Abstract: A utilização de jogos eletrônicos como recursos pedagógicos tem sido efetuada de modo crescente e em um universo onde 3 em cada 4 dos brasileiros estatisticamente jogam ao menos um jogo eletrônico, isto se torna ainda mais relevante. Tais jogos já fazem parte do cotidiano de grande parte dos estudantes de ensino médio e fundamental atualmente, fazendo com que haja hoje uma gama de publicações científicas abordando possibilidades, métodos e respostas sobre esta utilização. Esta discussão alimenta o debate educacional em um período pós ensino remoto, onde novas estratégias de educação são necessárias. Tais estratégias precisam inovar em âmbito remoto e engajar ainda mais os alunos no retorno à modalidade presencial. Estudos direcionam as disciplinas escolares como desfrutadora destes recursos com ampla abrangência e dentro da geografia há espaço para que este método prospere. No Brasil já existem núcleos de pesquisa do ensino médio e fundamental que abordam a utilização de jogos como recurso até mesmo dentro da geografia. O presente estudo tem como principal objetivo discutir o uso de jogos eletrônicos e atividades associadas como recurso didático para o ensino da geografia para alunos de ensino com foco nos segmentos fundamental e médio. Sua finalidade é entender como os jogos se apropriaram da geografia para serem construídos e propor como os professores podem se apropriar dos jogos para ensinar geografia.
Keywords: Jogos eletrônicos
Geografia
Ensino
Learning
Electronic games
Geography
Teaching
Learning
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Production unit: Instituto de Geociências
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 16-Jul-2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: ROCHA, Pedro Henrique Rodrigues Maia Barranco. A experiência dos jogos eletrônicos no ensino da Geografia: como os jogos se apropriaram da Geografia e como os professores podem se apropriar dos jogos. 2023. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Geografia) – Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Appears in Collections:Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_PedroRocha_Publicação_compressed.pdf2.24 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.