Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/26969
| Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Title: | A experiência dos jogos eletrônicos no ensino da Geografia : como os jogos se apropriaram da Geografia e como os professores podem se apropriar dos jogos |
| Author(s)/Inventor(s): | Rocha, Pedro Henrique Rodrigues Maia Barranco |
| Advisor: | Góis, Marcos Paulo Ferreira de |
| Co-advisor: | Peixoto, Maria Naise |
| Abstract: | A utilização de jogos eletrônicos como recursos pedagógicos tem sido efetuada de modo crescente e em um universo onde 3 em cada 4 dos brasileiros estatisticamente jogam ao menos um jogo eletrônico, isto se torna ainda mais relevante. Tais jogos já fazem parte do cotidiano de grande parte dos estudantes de ensino médio e fundamental atualmente, fazendo com que haja hoje uma gama de publicações científicas abordando possibilidades, métodos e respostas sobre esta utilização. Esta discussão alimenta o debate educacional em um período pós ensino remoto, onde novas estratégias de educação são necessárias. Tais estratégias precisam inovar em âmbito remoto e engajar ainda mais os alunos no retorno à modalidade presencial. Estudos direcionam as disciplinas escolares como desfrutadora destes recursos com ampla abrangência e dentro da geografia há espaço para que este método prospere. No Brasil já existem núcleos de pesquisa do ensino médio e fundamental que abordam a utilização de jogos como recurso até mesmo dentro da geografia. O presente estudo tem como principal objetivo discutir o uso de jogos eletrônicos e atividades associadas como recurso didático para o ensino da geografia para alunos de ensino com foco nos segmentos fundamental e médio. Sua finalidade é entender como os jogos se apropriaram da geografia para serem construídos e propor como os professores podem se apropriar dos jogos para ensinar geografia. |
| Keywords: | Jogos eletrônicos Geografia Ensino Learning Electronic games Geography Teaching Learning |
| Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
| Production unit: | Instituto de Geociências |
| Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Issue Date: | 16-Jul-2023 |
| Publisher country: | Brasil |
| Language: | por |
| Right access: | Acesso Aberto |
| Citation: | ROCHA, Pedro Henrique Rodrigues Maia Barranco. A experiência dos jogos eletrônicos no ensino da Geografia: como os jogos se apropriaram da Geografia e como os professores podem se apropriar dos jogos. 2023. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Geografia) – Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. |
| Appears in Collections: | Geografia |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| TCC_PedroRocha_Publicação_compressed.pdf | 2.24 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.