Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/26987

Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : A estrutura do comércio Brasil-China e as mudanças nos fluxos comerciais impostas pela covid-19
Autor(es)/Inventor(es): Ntabugi, Delphine Musole
Tutor: Castilho, Marta dos Reis
Resumen: O presente trabalho trata sobre a estrutura do comércio e sobre a evolução das relações bilaterais entre o Brasil e a China. Esta relação começou a se desenvolver a partir da década de 1970, e, desde então, ela vem crescendo e se consolidando, tendo a China se tornado a principal parceira comercial do Brasil em 2009. Partindo de uma revisão dos diferentes referenciais teóricos de comércio internacional, analisa-se a evolução e a estrutura do comércio bilateral, comparativamente à evolução e ao perfil de comércio exterior de cada um dos dois países. Dada a importância do choque recente da pandemia de Covid-19 no comércio mundial, é apresentado o impacto sobre os fluxos comerciais destes dois países, comparado com o impacto da pandemia sobre os fluxos de comércio mundial. Conclui-se que a pandemia não teve grandes repercussões nas transações comerciais Brasil - China, pelo contrário, apesar de ter reduzido os fluxos comerciais em diversas economias durante os anos picos da crise, essa pandemia foi favorável ao Brasil quando analisamos o seu saldo comercial com a China e o aumento da importância desta nação no comércio exterior brasileiro.
Materia: Brasil
China
Comércio internacional
COVID-19
Fluxos de comércio
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Unidade de producción: Instituto de Economia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 27-mar-2023
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : NTABUGI, Delphine Musole. A estrutura do comércio Brasil-China e as mudanças nos fluxos comerciais impostas pela covid-19. 2023. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Aparece en las colecciones: Ciências Econômicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DMNtabugi.pdf736.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.