Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/27028
| Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Título: | Mulheres da EJA: a incansável busca pelo direito à educação |
| Autor(es)/Inventor(es): | Lopes, Isabela Ebel |
| Orientador: | Moura, Ana Paula de Abreu Costa |
| Resumo: | O presente trabalho busca, através das aproximações entre educação e cinema, apresentar trajetórias de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) considerando os processos sócio-históricos que atravessam suas vidas. Mais especificamente, refere-se à seis mulheres moradoras da favela Nova Holanda, no Complexo da Maré, educandas do projeto Escreva Seu Futuro, desenvolvido pela ONG Redes da Maré com o apoio pedagógico do Programa Integrado da UFRJ para EJA. A partir das compreensões acerca da metodologia de pesquisa narrativa (Ferraço, 2003; Corrêa, 2021; Silva, 2023) e do cinema-dispositivo (Fórum Nicarágua, 2022), a pesquisa realizou-se através de gravações em vídeo de conversas com as educandas, do acompanhamento de atividades da turma durante quatro semanas e a posterior elaboração de um documentário. Traz também debates acerca das especificidades da EJA enquanto modalidade da educação brasileira e dos sujeitos que a compõem, dialogando com autores como Freire (1989), Ventura (2001) e Moura (2022). A revisão bibliográfica conta, ainda, com produções audiovisuais inseridas no contexto da Educação de Jovens e Adultos (Programa Integrado da UFRJ para EJA, 2014; Caminhos por onde andei, 2023). O estudo, de caráter qualitativo, não se propõe a analisar e quantificar as narrativas, mas sim buscar encontros entre as trajetórias individuais, coletivas e aquilo que a bibliografia acerca do tema indica. A construção do documentário possibilita que cada uma das protagonistas conte a sua história com a própria imagem e voz, valorizando simultaneamente as subjetividades, as narrativas e a coletividade. |
| Palavras-chave: | Educação de jovens e adultos Cinema Pesquisa narrativa |
| Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
| Unidade produtora: | Faculdade de Educação |
| Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Data de publicação: | 25-Out-2024 |
| País de publicação: | Brasil |
| Idioma da publicação: | por |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Citação: | LOPES, Isabela Ebel. Mulheres da EJA: a incansável busca pelo direito à educação. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
| Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| IELopes.pdf | 675.17 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.