Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/27028

Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Mulheres da EJA: a incansável busca pelo direito à educação
Autor(es)/Inventor(es): Lopes, Isabela Ebel
Orientador: Moura, Ana Paula de Abreu Costa
Resumo: O presente trabalho busca, através das aproximações entre educação e cinema, apresentar trajetórias de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) considerando os processos sócio-históricos que atravessam suas vidas. Mais especificamente, refere-se à seis mulheres moradoras da favela Nova Holanda, no Complexo da Maré, educandas do projeto Escreva Seu Futuro, desenvolvido pela ONG Redes da Maré com o apoio pedagógico do Programa Integrado da UFRJ para EJA. A partir das compreensões acerca da metodologia de pesquisa narrativa (Ferraço, 2003; Corrêa, 2021; Silva, 2023) e do cinema-dispositivo (Fórum Nicarágua, 2022), a pesquisa realizou-se através de gravações em vídeo de conversas com as educandas, do acompanhamento de atividades da turma durante quatro semanas e a posterior elaboração de um documentário. Traz também debates acerca das especificidades da EJA enquanto modalidade da educação brasileira e dos sujeitos que a compõem, dialogando com autores como Freire (1989), Ventura (2001) e Moura (2022). A revisão bibliográfica conta, ainda, com produções audiovisuais inseridas no contexto da Educação de Jovens e Adultos (Programa Integrado da UFRJ para EJA, 2014; Caminhos por onde andei, 2023). O estudo, de caráter qualitativo, não se propõe a analisar e quantificar as narrativas, mas sim buscar encontros entre as trajetórias individuais, coletivas e aquilo que a bibliografia acerca do tema indica. A construção do documentário possibilita que cada uma das protagonistas conte a sua história com a própria imagem e voz, valorizando simultaneamente as subjetividades, as narrativas e a coletividade.
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos
Cinema
Pesquisa narrativa
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 25-Out-2024
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: LOPES, Isabela Ebel. Mulheres da EJA: a incansável busca pelo direito à educação. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IELopes.pdf675.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.