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Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Cultivo de fungos no ensino de ciências e suas tecnologias
Author(s)/Inventor(s): Foffano, Marlon Oliveira Alves
Advisor: Cavalcanti, Elisa d’Avila Costa
Co-advisor: Michel, Ricardo Cunha
Abstract: O presente trabalho aborda o cultivo de cogumelos no contexto educacional, visando suprir a carência de ferramentas práticas e acessíveis para o ensino sobre macrofungos, especialmente em ambientes urbanos com limitada exposição à natureza. Além disso, busca aprofundar o estudo dos fungos nos currículos de ensino básico e superior, considerando sua relevância ecológica, econômica, social e cultural, um tema frequentemente negligenciado e com erros conceituais em materiais didáticos. A iniciativa visa conectar alunos urbanos com a produção de alimentos, ensinando sobre ciências, agricultura urbana e novas tecnologias, e promover a conscientização sobre sustentabilidade e economia circular. Especificamente, o trabalho se concentra no desenvolvimento de um equipamento de baixo custo, uma câmara de frutificação de cogumelos, e de uma aula prática investigativa para instituições educacionais. Há uma reconhecida lacuna de ferramentas pedagógicas práticas e acessíveis para o ensino de macrofungos, particularmente em contextos urbanos, e também uma necessidade de abordar o estudo dos fungos de forma mais significativa nos currículos educacionais. O percurso metodológico envolveu a construção da câmara de frutificação, a validação de sua eficácia através do cultivo do cogumelo Pleurotus ostreatus (shimeji branco), e o desenvolvimento de um roteiro para o professor para a implementação da aula prática investigativa. Os resultados obtidos com a câmara de frutificação demonstraram sua eficácia no cultivo controlado de Pleurotus ostreatus em ambientes urbanos, mantendo temperatura estável nas temperaturas de 18 e 25 °C e umidade relativa ajustável (90 ± 8 %), permitindo a colheita de basidiocarpos saudáveis em ciclos de até 7 dias com uma produção máxima total de 230 ± 2 g de cogumelos. O trabalho destaca o potencial do equipamento didático desenvolvido e das aulas práticas investigativas para visibilizar a importância da sustentabilidade na produção de alimentos e a versatilidade dos fungos na alimentação e na economia circular. A aula prática investigativa que utiliza a câmara de frutificação busca promover o aprendizado ativo, desenvolver habilidades práticas, incentivar a inovação, a sustentabilidade e o pensamento crítico, além de conectar alunos urbanos com a produção de alimentos sustentáveis. O trabalho reconhece os desafios na implementação em ambientes escolares, como a necessidade de treinamento de professores e disponibilidade de recursos, mas enfatiza a colaboração como forma de superar esses obstáculos.
Keywords: Cultivo de cogumelos
Ensino de ciências
Aprendizagem ativa
Sustentabilidade
Economia circular
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Production unit: Instituto de Química
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Mar-2025
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Química

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