Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/27047
| Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Title: | O TikTok e a formação de novos leitores no Brasil : o impacto dos booktokers no mercado editorial |
| Author(s)/Inventor(s): | Barbosa, Sabrina Fernandes |
| Advisor: | Sousa, Paulo César Castro de |
| Abstract: | Esse trabalho teve como objetivo explorar como os booktokers incentivam a leitura através da plataforma TikTok. Para isso, foram analisados os perfis de três influenciadores da plataforma, examinando como suas recomendações literárias se relacionam com o número de vendas no mercado editorial brasileiro. Para entender esse cenário, a pesquisa incluiu uma revisão bibliográfica sobre a leitura no Brasil e uma análise de conteúdo para compreender as estratégias de comunicação utilizadas pelos booktokers na promoção do hábito de leitura. Além disso, foram levantados dados sobre o volume de vendas de cinco obras recomendadas por esses criadores, evidenciando o impacto de suas recomendações no público leitor. |
| Keywords: | Mercado Editorial Brasil TikTok (Rede social on-line) BookTok Incentivo à leitura Hábito de leitura Formação de leitores Venda de livros |
| Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
| Production unit: | Escola de Comunicação |
| Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Issue Date: | 6-Dec-2024 |
| Publisher country: | Brasil |
| Language: | por |
| Right access: | Acesso Aberto |
| Citation: | BARBOSA, Sabrina Fernandes. O TikTok e a formação de novos leitores no Brasil: o impacto dos booktokers no mercado editorial. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação - Habilitação em Produção Editorial) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
| Appears in Collections: | Comunicação - Produção editorial |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| SFBarbosa.pdf | 1.49 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.