Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/27047

Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O TikTok e a formação de novos leitores no Brasil : o impacto dos booktokers no mercado editorial
Author(s)/Inventor(s): Barbosa, Sabrina Fernandes
Advisor: Sousa, Paulo César Castro de
Abstract: Esse trabalho teve como objetivo explorar como os booktokers incentivam a leitura através da plataforma TikTok. Para isso, foram analisados os perfis de três influenciadores da plataforma, examinando como suas recomendações literárias se relacionam com o número de vendas no mercado editorial brasileiro. Para entender esse cenário, a pesquisa incluiu uma revisão bibliográfica sobre a leitura no Brasil e uma análise de conteúdo para compreender as estratégias de comunicação utilizadas pelos booktokers na promoção do hábito de leitura. Além disso, foram levantados dados sobre o volume de vendas de cinco obras recomendadas por esses criadores, evidenciando o impacto de suas recomendações no público leitor.
Keywords: Mercado Editorial
Brasil
TikTok (Rede social on-line)
BookTok
Incentivo à leitura
Hábito de leitura
Formação de leitores
Venda de livros
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 6-Dec-2024
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: BARBOSA, Sabrina Fernandes. O TikTok e a formação de novos leitores no Brasil: o impacto dos booktokers no mercado editorial. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação - Habilitação em Produção Editorial) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Appears in Collections:Comunicação - Produção editorial

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SFBarbosa.pdf1.49 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.