Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/27047

Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O TikTok e a formação de novos leitores no Brasil : o impacto dos booktokers no mercado editorial
Autor(es)/Inventor(es): Barbosa, Sabrina Fernandes
Orientador: Sousa, Paulo César Castro de
Resumo: Esse trabalho teve como objetivo explorar como os booktokers incentivam a leitura através da plataforma TikTok. Para isso, foram analisados os perfis de três influenciadores da plataforma, examinando como suas recomendações literárias se relacionam com o número de vendas no mercado editorial brasileiro. Para entender esse cenário, a pesquisa incluiu uma revisão bibliográfica sobre a leitura no Brasil e uma análise de conteúdo para compreender as estratégias de comunicação utilizadas pelos booktokers na promoção do hábito de leitura. Além disso, foram levantados dados sobre o volume de vendas de cinco obras recomendadas por esses criadores, evidenciando o impacto de suas recomendações no público leitor.
Palavras-chave: Mercado Editorial
Brasil
TikTok (Rede social on-line)
BookTok
Incentivo à leitura
Hábito de leitura
Formação de leitores
Venda de livros
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 6-Dez-2024
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: BARBOSA, Sabrina Fernandes. O TikTok e a formação de novos leitores no Brasil: o impacto dos booktokers no mercado editorial. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação - Habilitação em Produção Editorial) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Aparece nas coleções:Comunicação - Produção editorial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SFBarbosa.pdf1.49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.