Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/27059

Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Conversas com professoras: tessitura de saberes necessários à prática educativa nos cotidianos
Author(s)/Inventor(s): Silva, Ingrid de Paula da
Advisor: Baroni, Patrícia Raquel
Abstract: A presente monografia tem como tema os saberes necessários à prática educativa. Como objetivo, busca-se elencar um conjunto de conhecimentos que se constituem no âmbito da prática cotidiana docente. Enquanto caminhos metodológicos, optou-se pela metodologia de conversas em diálogo com a pesquisa narrativa. Foram feitas conversas com três professoras atuantes em escolas públicas e privadas, na etapa do Ensino Fundamental I. Para tal, a escolha desse nicho de profissionais partiu do entendimento de suas autorias, pertencimento a este espaço e conhecimento gerado nele. A fim de que, através de suas narrativas formativas e cotidianas, seja possível encontrar pistas tanto para tecer quanto recalcular a caminhada, por compreender a condição de incompletude enquanto seres humanos. No que tange à abordagem teórica em diálogo nesta produção, foram utilizados os conceitos presentes na produção de Freire no livro Pedagogia da Autonomia: os saberes necessários à prática educativa para discutir o que as docentes trazem sobre conceitos de formação continuada, ação reflexiva, consciente e inacabada. Outrossim, para discutir cotidiano, sua incontrolabilidade, produção e formação foram utilizados os conceitos de Humberto Maturana: a reformulação da experiência a partir da aceitação do outro, Nilda Alves: agente produtor na vivência da sua prática diária e tessitura dos conhecimentos ao longo da trajetória de vida e Mitsi Lacerda: Paradigma da professora pesquisadora. Como conclusões, uma carta reflexiva e convidativa é dirigida a todos os docentes.
Keywords: Professores
Formação continuada
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 14-Aug-2024
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SILVA, Ingrid de Paula da. Conversas com professoras: tessitura de saberes necessários à prática educativa nos cotidianos. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IPSilva.pdf320.14 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.