Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/27059
| Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Title: | Conversas com professoras: tessitura de saberes necessários à prática educativa nos cotidianos |
| Author(s)/Inventor(s): | Silva, Ingrid de Paula da |
| Advisor: | Baroni, Patrícia Raquel |
| Abstract: | A presente monografia tem como tema os saberes necessários à prática educativa. Como objetivo, busca-se elencar um conjunto de conhecimentos que se constituem no âmbito da prática cotidiana docente. Enquanto caminhos metodológicos, optou-se pela metodologia de conversas em diálogo com a pesquisa narrativa. Foram feitas conversas com três professoras atuantes em escolas públicas e privadas, na etapa do Ensino Fundamental I. Para tal, a escolha desse nicho de profissionais partiu do entendimento de suas autorias, pertencimento a este espaço e conhecimento gerado nele. A fim de que, através de suas narrativas formativas e cotidianas, seja possível encontrar pistas tanto para tecer quanto recalcular a caminhada, por compreender a condição de incompletude enquanto seres humanos. No que tange à abordagem teórica em diálogo nesta produção, foram utilizados os conceitos presentes na produção de Freire no livro Pedagogia da Autonomia: os saberes necessários à prática educativa para discutir o que as docentes trazem sobre conceitos de formação continuada, ação reflexiva, consciente e inacabada. Outrossim, para discutir cotidiano, sua incontrolabilidade, produção e formação foram utilizados os conceitos de Humberto Maturana: a reformulação da experiência a partir da aceitação do outro, Nilda Alves: agente produtor na vivência da sua prática diária e tessitura dos conhecimentos ao longo da trajetória de vida e Mitsi Lacerda: Paradigma da professora pesquisadora. Como conclusões, uma carta reflexiva e convidativa é dirigida a todos os docentes. |
| Keywords: | Professores Formação continuada |
| Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO |
| Production unit: | Faculdade de Educação |
| Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Issue Date: | 14-Aug-2024 |
| Publisher country: | Brasil |
| Language: | por |
| Right access: | Acesso Aberto |
| Citation: | SILVA, Ingrid de Paula da. Conversas com professoras: tessitura de saberes necessários à prática educativa nos cotidianos. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
| Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| IPSilva.pdf | 320.14 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.