Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/2706
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : A dinâmica da agricultura periurbana no município de Nova Iguaçu / RJ
Autor(es)/Inventor(es): Machado, Felipe da Silva
Tutor: Bicalho, Ana Maria de Souza Mello
Resumen: O presente trabalho busca, a partir do estudo da involução e do quadro atual do espaço agrário do município de Nova Iguaçu (RJ), responder questionamentos quanto ao grau de intensidade da expansão urbana na "era dos loteamentos" na área rural próxima a cidade do Rio de Janeiro que foi convertida em um espaço periurbano. Até o início do processo de loteamento, o município apresentava características rurais e uma estrutura social baseada na citricultura. A partir da eclosão da Segunda Guerra Mundial, as exportações foram interrompidas, levando a produção da laranja a um forte declínio. Essa temática foi muito discutida nos estudos de Geografia Urbana a partir de 1960. Tais estudos tiveram uma perspectiva de que houve o fim do ciclo da laranja e o início da atuação dos agentes modeladores do uso do solo urbano através do fracionamento das terras de Nova Iguaçu. Questiona-se até que ponto houve um declínio tão rápido da atividade agrícola do município, de forma a levar a sua conversão de uso rural para uso urbano. A metodologia se baseia em dados primários e secundários, além de uma discussão teórica sobre os espaços periurbano e rural, analisando sua interface rural-urbana. A agricultura resiste ao avanço da urbanização e é parte de um processo dinâmico de contínua mudança sócio-espacial gerado por uma situação de permanente conflito de interesses e disputas de áreas por usos urbanos e rurais, típicos nas áreas agrícolas da periferia metropolitana. Nesse sentido, é feito um estudo acerca da dinâmica do espaço agrário periurbano, tendo em vista identificar suas características, limitações e tendências recentes.
Materia: Geografia agrária
Integração rural-urbana
Agricultura periurbana
Espaço periurbano
Nova Iguaçu (RJ)
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA::GEOGRAFIA AGRARIA
Unidade de producción: Instituto de Geociências
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: dic-2009
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : MACHADO, Felipe da Silva. A dinâmica da agricultura periurbana no município de Nova Iguaçu/RJ. 2009. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
Aparece en las colecciones: Geografia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Monografia - Felipe Machado.pdf670.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.