Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/27081
| Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Title: | Vozes que educam : narrativas e reflexões sobre a comunicação não-violenta na prática docente dos anos iniciais |
| Author(s)/Inventor(s): | Maillard, Tatiana Borges Amado |
| Advisor: | Baroni, Patrícia Raquel |
| Abstract: | A Comunicação Não-Violenta (CNV), proposta por Marshall Rosenberg (2006), entende a comunicação como um caminho de conexão empática e construção de relações mais humanas. É por meio dela que sentimentos se expressam, relações se fortalecem e conhecimentos se constroem. No âmbito da educação, comunicar-se não apenas viabiliza o ensino, mas é um espaço de encontro, onde professores(as) e estudantes se afetam, se reconhecem e se transformam. Pensando por essa perspectiva, essa pesquisa tem como objetivo principal investigar a importância da Comunicação Não-Violenta na formação docente, analisando de que forma ela está presente e influencia a prática pedagógica nos anos iniciais do ensino fundamental no CAp-UFRJ. Para isso, o trabalho estrutura-se em três capítulos: 1. Fundamentação teórica, reunindo contribuições de autores como bell hooks (2013) e Paulo Freire (2020), que refletem sobre o papel do diálogo, do afeto e da comunicação na construção do ato educativo; 2. Referencial metodológico, adotando uma abordagem qualitativa baseada na análise de narrativas de professoras do CAp-UFRJ; 3. Pesquisa de campo e a análise dos dados, explorando as práticas comunicativas observadas e suas implicações nas relações escolares. Os resultados indicam aproximações aos princípios da CNV nas ações das professoras, mas também revelam desafios, como limites emocionais, tensões institucionais e descompassos entre intenção e prática, reconhecendo a necessidade de formação teórica em CNV na formação docente. Sustentar práticas pedagógicas éticas e humanas exige sensibilidade, rigor e o compromisso esperançoso com a transformação educativa. Diante disso, é urgente reconhecer a centralidade da comunicação nos processos educativos e lutar para que os espaços escolares garantam as condições necessárias para que os professores não apenas sobrevivam, mas floresçam em suas práticas. Palavras-chave: Comunicação Não-Violenta; Diálogo, Narrativas, Prática Pedagógica; Formação docente. |
| Keywords: | Comunicação Educação para a tolerância Formação docente Práticas pedagógicas Narrativas Educação para o diálogo Colégio de Aplicação da UFRJ |
| Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Production unit: | Faculdade de Educação |
| Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Issue Date: | 23-May-2025 |
| Publisher country: | Brasil |
| Language: | por |
| Right access: | Acesso Aberto |
| Citation: | MAILLARD, Tatiana Borges Amado. Vozes que educam: narrativas e reflexões sobre a comunicação não-violenta na prática docente dos anos iniciais. 2025. Trabalho de Conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025. |
| Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| TBAMaillard.pdf | 361.44 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.