Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/2709
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Fontes de informação e a construção de tendências na área da moda
Author(s)/Inventor(s): Silva, Francini Rodrigues da
Advisor: Assis, Juliana de
Abstract: Aborda as fontes de informação na pesquisa de tendências na área da Moda, a escolha por este tema de pesquisa justifica-se pelo seu caráter inovador para o campo da Ciência da Informação e da Biblioteconomia, e pelo interesse profissional e pessoal da autora. Este estudo reconhece o profissional da informação (bibliotecário) como colaborador das equipes de produção de tendências na área da moda, e destaca o potencial do profissional no desenvolvimento de produtos e serviços que atendam às necessidades de informação do referido público. O objetivo deste estudo é identificar os tipos de fontes de informação utilizadas no processo de construção de Tendências no âmbito da Moda. Os principais conceitos abordados são: Fontes de informação; Tipologias das fontes de informação; Fonte de informação especializada; Moda; Histórico da Moda; Tendências; e Pesquisa de Tendências. Trata-se de um estudo exploratório que utilizou a Netnografia como abordagem metodológica, e o questionário semi-estruturado como técnica de coleta de dados. O campo empírico da pesquisa foi composto pela blogosfera, da qual foram selecionados e monitorados 8 blogs a partir dos quais foram identificados atores relacionados a área de pesquisa de tendências na Moda. Com base nos dados obtidos foram estabelecidas quatro categorias de análise: Formação; Relevância das fontes; Metodologia; e Fontes de informação. Como resultado foi possível perceber que a partir da multiplicidade das áreas de formação dos pesquisadores de Tendências, as fontes de informação são variadas e utilizadas de modo híbrido, onde o uso das fontes alternativas (sites especializados, blogs, participação em bate papos, workshop, comportamentos e manifestações culturais) não exclui o uso de fontes tradicionais (revistas, jornais e publicações). Ao longo deste estudo foi possível observar a relevância das fontes de informação na pesquisa de tendências, a partir das mídias sociais, pois facilitam a identificação e o compartilhamento de informações, podendo ser consideradas uma fonte de informação estratégica e instrumento para o desenvolvimento de produtos e serviços. Os dados coletados pelos pesquisadores derivados dos mapeamentos das fontes no ambiente web permitem que o pesquisador identifique comportamentos de determinada comunidade ou grupo, a ponto de ser tornarem projeções que apontam para um futuro específico.
Keywords: Fontes de informação
Moda
Netnografia
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Department : Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 29-Jul-2016
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/2709
Appears in Collections:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VersaofinalFrancini.pdf862,67 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.