Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/27090

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorArenhart, Deise-
dc.contributor.authorSantos, Amanda Mendes Pessôa dos-
dc.date.accessioned2025-09-16T18:53:12Z-
dc.date.available2025-09-18T03:00:12Z-
dc.date.issued2024-11-12-
dc.identifier.citationSANTOS, Amanda Mendes Pessôa dos. Educar com natureza: por uma educação infantil de corpo inteiro. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/27090-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectPráticas educativaspt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectNaturezapt_BR
dc.titleEducar com natureza: por uma educação infantil de corpo inteiropt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5887497111241761pt_BR
dc.contributor.referee1Girão, Jacqueline-
dc.contributor.referee2Santos, Núbia-
dc.description.resumoEsta monografia investiga a desconexão histórica entre seres humanos e as outras formas de natureza, destacando como o dualismo cartesiano — que separa mente e corpo e posiciona a humanidade como dominadora da natureza — moldou a estrutura atual dos espaços educacionais, frequentemente rígidos e desprovidos de ambientes e materiais naturais. Este trabalho tem como objetivo refletir sobre as práticas educativas na Educação Infantil e explorar possibilidades de aprender de corpo inteiro, com/na e como natureza, de forma a potencializar o aprendizado e restaurar a nossa relação simbiótica com todas as manifestações da natureza. A pesquisa adota uma metodologia qualitativa, baseada em revisão bibliográfica e entrevistas com professoras do projeto de extensão “Corpo, Infância e Experiência: a formação de professores pelas trilhas da natureza, das artes e do brincar” da UFRJ, que oferecem perspectivas teóricas e práticas na direção de problematizar essa desconexão e construir perspectivas para a educação infantil em que a natureza seja vivida como direito e afeto. O estudo revela que a arquitetura e as práticas escolares tradicionais, focadas no controle dos corpos e na transmissão de conhecimento teórico, perpetuam uma visão fragmentada da existência humana. Em contraste, propõe-se a necessidade de uma reconexão sensível e experiencial com a natureza, especialmente para o desenvolvimento integral das crianças. Ao integrar elementos orgânicos nos espaços educativos, não como recursos utilitários, mas como partes vivas de um todo interdependente, promovemos respeito, cuidado e um consumo mais consciente. Inspirando-se no organicismo de Ailton Krenak e resgatando a ética da harmonia com o planeta, esta monografia defende que a infância deve ser vivida em ambientes que cultivem o pertencimento ecológico, formando indivíduos mais conscientes e responsáveis diante das crises ambientais contemporâneas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
APSantos.pdf150.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.