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http://hdl.handle.net/11422/27090
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| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Arenhart, Deise | - |
| dc.contributor.author | Santos, Amanda Mendes Pessôa dos | - |
| dc.date.accessioned | 2025-09-16T18:53:12Z | - |
| dc.date.available | 2025-09-18T03:00:12Z | - |
| dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
| dc.identifier.citation | SANTOS, Amanda Mendes Pessôa dos. Educar com natureza: por uma educação infantil de corpo inteiro. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/27090 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
| dc.subject | Práticas educativas | pt_BR |
| dc.subject | Formação docente | pt_BR |
| dc.subject | Natureza | pt_BR |
| dc.title | Educar com natureza: por uma educação infantil de corpo inteiro | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
| dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5887497111241761 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Girão, Jacqueline | - |
| dc.contributor.referee2 | Santos, Núbia | - |
| dc.description.resumo | Esta monografia investiga a desconexão histórica entre seres humanos e as outras formas de natureza, destacando como o dualismo cartesiano — que separa mente e corpo e posiciona a humanidade como dominadora da natureza — moldou a estrutura atual dos espaços educacionais, frequentemente rígidos e desprovidos de ambientes e materiais naturais. Este trabalho tem como objetivo refletir sobre as práticas educativas na Educação Infantil e explorar possibilidades de aprender de corpo inteiro, com/na e como natureza, de forma a potencializar o aprendizado e restaurar a nossa relação simbiótica com todas as manifestações da natureza. A pesquisa adota uma metodologia qualitativa, baseada em revisão bibliográfica e entrevistas com professoras do projeto de extensão “Corpo, Infância e Experiência: a formação de professores pelas trilhas da natureza, das artes e do brincar” da UFRJ, que oferecem perspectivas teóricas e práticas na direção de problematizar essa desconexão e construir perspectivas para a educação infantil em que a natureza seja vivida como direito e afeto. O estudo revela que a arquitetura e as práticas escolares tradicionais, focadas no controle dos corpos e na transmissão de conhecimento teórico, perpetuam uma visão fragmentada da existência humana. Em contraste, propõe-se a necessidade de uma reconexão sensível e experiencial com a natureza, especialmente para o desenvolvimento integral das crianças. Ao integrar elementos orgânicos nos espaços educativos, não como recursos utilitários, mas como partes vivas de um todo interdependente, promovemos respeito, cuidado e um consumo mais consciente. Inspirando-se no organicismo de Ailton Krenak e resgatando a ética da harmonia com o planeta, esta monografia defende que a infância deve ser vivida em ambientes que cultivem o pertencimento ecológico, formando indivíduos mais conscientes e responsáveis diante das crises ambientais contemporâneas. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
| Aparece en las colecciones: | Pedagogia | |
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| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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