Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/27091

Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Avaliação do fosfato de nióbio como catalisador na reação de esterificação de derivado de biomassa: aplicação do planejamento fatorial completo à 3 níveis na otimização da reação de esterificação
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Gabriel dos Santos Macedo
Tutor: Lachter, Elizabeth Roditi
Tutor : Aguiar, Paula Fernandes de
Resumen: A conversão de biomassa e seus derivados em produtos de interesse para a indústria têm recebido muita atenção nos últimos anos, devido à possibilidade de se tornarem uma fonte alternativa para produção sustentável de produtos químicos e biocombustíveis. Um exemplo disto é o ácido levulínico, produzido industrialmente pela hidrólise ácida da celulose. Ele é uma molécula que contém dois grupos funcionais; uma cetona e um ácido carboxílico. A presença dos diferentes grupos funcionais leva à possibilidade de síntese de vários produtos químicos importantes, como os levulinatos de alquila. Ésteres do ácido levulínico são de particular interesse devido às suas propriedades físico-químicas específicas, já que podem ser usados como aditivos de biocombustíveis e como biolubrificantes. Os ésteres podem ser sintetizados a partir da esterificação do ácido levulínico com álcoois, na presença de catalisadores ácidos minerais. No entanto, a catálise homogênea apresenta desvantagens significativas, como a corrosividade do ácido, que demanda materiais mais resistentes e onerosos nos equipamentos industriais, além da dificuldade de separação do catalisador do produto final. Por esses motivos, a catálise homogênea não é considerada uma solução sustentável para processos em larga escala. A catálise heterogênea apresenta vantagens, como a facilidade de separação do catalisador, e costumam ter maior estabilidade térmica e mecânica, operando por longos períodos sem degradação significativa. Neste trabalho o fosfato de nióbio comercial foi usado como o catalisador ácido na esterificação do ácido levulínico com butanol. Foi realizado um estudo do efeito da temperatura de calcinação do catalisador (sem calcinar, 300 °C e 500 °C) na reação de esterificação do ácido levulínico com butanol à temperatura de 80 °C, relação molar álcool:ácido de 2:1 e tempo de duas horas. A conversão do ácido levulínico com o catalisador calcinado a 300 °C e 500 °C foram inferiores a 16 %. Verificou-se que os melhores resultados foram obtidos com o catalisador sem calcinar, isto é a conversão do ácido foi de 25 %. Foi feito um planejamento experimental fatorial à três (3) níveis e usou-se como variáveis temperatura da reação e quantidade de catalisador. As reações foram realizadas com tempo total de duas horas retirando-se alíquotas em 15, 30, 45, 60, 90 e 120 min. e a relação molar álcool: ácido foi de 2:1. Os experimentos mostraram que o aumento da temperatura de reação e aumento da quantidade de catalisador levou a um aumento da conversão do ácido em éster. O melhor resultado obtido foi a 120 °C de temperatura reacional, sem calcinar o catalisador e com 2 % m/m de catalisador, alcançou-se conversão de 75,5 % do ácido em éster. O planejamento de experimento mostrou que a variável temperatura é o que mais impacta no rendimento da reação.
Materia: Ácido levulínico
Fosfato de nióbio
Catálise ácida
Esterificação
Planejamento fatorial
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Unidade de producción: Instituto de Química
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2025
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Química

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
GSMSilva.pdf781.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.