Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/27124

Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Militarização da vida e trabalho profissional : reflexões sobre o impacto na saúde dos/das assistentes sociais a partir do estágio supervisionado numa organização não governamental situada no Complexo da Maré
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Thaynã Regina de Cena
Tutor: Kilduff, Fernanda
Resumen: O presente trabalho tem como objetivo, analisar o processo de adoecimento e sofrimento psíquico em profissionais que trabalham em locais marcados pela violência armada, causadas pelos grupos civis locais e pelos agentes do Estado, que recorrem a política do combate da “guerra às drogas’ como motivador para entrarem no território de forma violenta e militarizada. Utilizando a Maré como cenário, de modo a refletir sobre a precarização causada pelo neoliberalismo, assim como a exploração do trabalho e a violência como mecanismo de controle da população que mora nas favelas, legitimando sua atuação de combate nos recortes de classe, gênero e raça. Para esse entendimento, foi necessário a utilização de dados, reportagens, livros e artigos para a análise do processo saúde-doença e militarização da segurança pública do Rio de Janeiro, assim como entrevistas com assistentes sociais que trabalham no território para refletir sobre o impacto desses confrontos armados na vida profissional e pessoal das mesmas. Desse modo, foi evidenciado que é na pandemia de Covid-19 que o adoecimento recebe espaço para discussão, assim como as diversas formas de violência e precarização das condições de vida, em um território no qual a segurança pública militarizada usa seu aparato bélico, sua política de extermínio e criminalização da pobreza, contribuem para um sofrimento psíquico dessa população. E cabe destacar a importância das entrevistas como pesquisa de campo para o desenvolvimento desse trabalho e das instituições próprias do Complexo da Maré que produzem conteúdo próprio sobre as dezesseis favelas.
Materia: Serviço Social
Saúde mental
Segurança pública
Militarização da polícia
Complexo da Maré (Rio de Janeiro, RJ)
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Unidade de producción: Escola de Serviço Social
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 17-dic-2024
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : SILVA, Thaynã Regina de Cena. Militarização da vida e trabalho profissional: reflexões sobre o impacto na saúde dos/das assistentes sociais a partir do estágio supervisionado numa organização não governamental situada no Complexo da Maré. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social), Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Aparece en las colecciones: Serviço Social

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TRCSilva.pdf520.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.