Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/27142
| Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Title: | Olha bem: jogo de cartas que explora a complexidade na leitura de ilustrações |
| Author(s)/Inventor(s): | Alves, Eduarda Ribeiro |
| Advisor: | Ponte , Raquel Ferreira da |
| Abstract: | A pesquisa em questão busca compreender a autonomia da ilustração em trans mitir mensagens visuais sem o auxílio do verbal. Assim, é investigado como as escolhas feitas no processo de seu planejamento e sua construção influenciam - e são influenciadas - no fortalecimento de padrões visuais presentes em uma compreensão coletiva. Desse modo, se realiza uma análise sobre a relação dialé tica entre a construção e leitura de imagens, compreendendo como ocorre a eficácia entre a intenção e o resultado. Com o propósito de brincar com essa dinâmica na prática, é projetado um jogo de cartas ilustradas no qual o usuário compartilha as suas interpretações sobre as ilustrações com o objetivo de cons truir uma narrativa revelando as suas experiências visuais pessoais ao mesmo tempo que carrega uma bagagem visual coletiva. |
| Keywords: | Ilustração Percepção visual Jogos Design Illustration Visual perception |
| Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUAL |
| Production unit: | Escola de Belas Artes |
| Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Issue Date: | 6-Dec-2024 |
| Publisher country: | Brasil |
| Language: | por |
| Right access: | Acesso Aberto |
| Citation: | ALVES, Eduarda Ribeiro. Olha bem: jogo de cartas que explora a complexidade na leitura de ilustrações. 2024. 81 f. TCC (Graduação) - Curso de Comunicação Visual Design, Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
| Appears in Collections: | Comunicação Visual Design |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| ERAlves.pdf | 4.5 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.