Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/27168

Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Drogas e as intervenções do Estado : reflexões sobre o proibicionismo e a intersetorialidade entre saúde mental e assistência social
Autor(es)/Inventor(es): Gualberto, Gabriel Dias
Orientador: Menezes, Débora Holanda Leite
Resumo: Esse trabalho objetiva reconhecer como o proibicionismo interfere na garantia do direito para pessoas que fazem uso prejudicial de álcool e outras drogas, reconhecendo a influência dessa perspectiva nas intervenções do Estado e nas políticas sociais. Historicamente, os usuários de substâncias psicoativas sofrem com repressões por parte da classe dominante, seja por meio do aparato policial, seja por meio da internação em instituições de caráter asilar. Após a Reforma Psiquiátrica, foram elaboradas estratégias para pensar o cuidado em saúde mental para pessoas que fazem uso prejudicial de drogas de maneira crítica, porém, para realizar um acompanhamento em saúde eficiente, é necessário a presença de outras políticas sociais voltadas às diversas expressões da questão social. Essa monografia tem como base minhas experiências de estágio em um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas e em um Centro de Referência Especializado de Assistência Social, alicerçados em um levantamento bibliográfico de livros, pesquisas, artigos, assim como uma análise documental. Desse modo, o trabalho analisa os limites e possibilidades de uma intervenção intersetorial entre as políticas sociais de Saúde Mental e Assistência Social, levando em consideração o proibicionismo e seus efeitos na forma como o Estado lida com o usuário de drogas.
Palavras-chave: Proibicionismo
Saúde mental
Assistência social
Intersetorial
Drogas
Política pública
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Unidade produtora: Escola de Serviço Social
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 10-Dez-2024
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: GUALBERTO, Gabriel Dias. Drogas e as intervenções do Estado: reflexões sobre o proibicionismo e a intersetorialidade entre saúde mental e assistência social. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Aparece nas coleções:Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GDGualberto.pdf549.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.