Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/27175

Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Matéria e errância: um resgate do gesto criativo no design
Autor(es)/Inventor(es): Pacini, Isadora Vicenza
Orientador: Peixoto, Irene de Mendonça
Resumo: O design, entendido como um campo dinâmico e interdisciplinar, possui fronteiras fluidas que se expandem diante das transforma coes sociais, culturais e econômicas. Nesse contexto, o avanço industrial e tecnológico dos últimos séculos foi responsável por afastar o individuo criativo da sua profundidade artística e subjetiva. Sob essa ótica, este trabalho propõe uma reflexão teórica sobre os limites sinuosos entre o design e a arte, colocando a figura do designer-artesao como agente poético e sensível na pratica projetual contemporânea. A pesquisa parte da critica a separação histórica entre concepção e execução, promovida pela Revolução Industrial e consolidada a partir dos paradigmas modernos do design, e questiona os valores cristalizados que empobreceram a prática criativa ao longo do tempo. Nesse cenário, a pratica do design pode se aproximar de abordagens mais subjetivas e improvisadas, resgatando a experiencia como base do conhecimento e da criação. Esta pesquisa adota como metodologia a revisa-o bibliográfica de autores como Tim Ingold, Richard Sennett, Byung-Chul Han, Jorge Larrosa Bondia e Rafael Cardoso. A proposta pratica consiste no desenvolvimento de um projeto editorial de uma publicação impressa a partir da aplicação de uma abordagem exploratório-descritiva inspirada nas proposições de Ingold (2022). A publicação, por sua vez, representa gráfica e textualmente os temas abordados na pesquisa teórica a partir de um projeto gráfico menos acadêmico e mais acessível que busca ampliar o alcance da discussão. Este trabalho pratico assume o processo de criação como forma de pesquisa em si, buscando uma relação direta com os materiais e com a sensibilidade do fazer. Em vez de seguir uma logica acadêmica tradicional e hipotético-dedutivo, a pesquisa visual se constitui como experimentação aberta, que interroga os próprios fundamentos do conhecimento formal. O estudo identifica que o contato direto com os materiais, somado ao gesto corporal e ao pensamento encarnado, restaura o vinculo entre sujeito e criação, permitindo a emergência de uma criatividade mais autentica, contemplativa e subjetiva. Conclui-se que o designatário simboliza uma pratica que integra técnica, intuição, sensibilidade e pensamento critico, resgatando a dimensão poetisa do design e posicionando-o entre suas sinuosas barreiras com os campos da arte e do artesanato.
Palavras-chave: Artesão
Designer
Arte
Criatividade
Craftsman
Art
Creativity
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUAL
Unidade produtora: Escola de Belas Artes
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 9-Jul-2025
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: PACINI, Isadora Vicenza. Matéria e errância: um resgate do gesto criativo no design. 2025. 76 f. TCC (Graduação) - Curso de Comunicação Visual Design, Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025.
Aparece nas coleções:Comunicação Visual Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IVPacini.pdf9.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.