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http://hdl.handle.net/11422/27175
| Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Título: | Matéria e errância: um resgate do gesto criativo no design |
| Autor(es)/Inventor(es): | Pacini, Isadora Vicenza |
| Orientador: | Peixoto, Irene de Mendonça |
| Resumo: | O design, entendido como um campo dinâmico e interdisciplinar, possui fronteiras fluidas que se expandem diante das transforma coes sociais, culturais e econômicas. Nesse contexto, o avanço industrial e tecnológico dos últimos séculos foi responsável por afastar o individuo criativo da sua profundidade artística e subjetiva. Sob essa ótica, este trabalho propõe uma reflexão teórica sobre os limites sinuosos entre o design e a arte, colocando a figura do designer-artesao como agente poético e sensível na pratica projetual contemporânea. A pesquisa parte da critica a separação histórica entre concepção e execução, promovida pela Revolução Industrial e consolidada a partir dos paradigmas modernos do design, e questiona os valores cristalizados que empobreceram a prática criativa ao longo do tempo. Nesse cenário, a pratica do design pode se aproximar de abordagens mais subjetivas e improvisadas, resgatando a experiencia como base do conhecimento e da criação. Esta pesquisa adota como metodologia a revisa-o bibliográfica de autores como Tim Ingold, Richard Sennett, Byung-Chul Han, Jorge Larrosa Bondia e Rafael Cardoso. A proposta pratica consiste no desenvolvimento de um projeto editorial de uma publicação impressa a partir da aplicação de uma abordagem exploratório-descritiva inspirada nas proposições de Ingold (2022). A publicação, por sua vez, representa gráfica e textualmente os temas abordados na pesquisa teórica a partir de um projeto gráfico menos acadêmico e mais acessível que busca ampliar o alcance da discussão. Este trabalho pratico assume o processo de criação como forma de pesquisa em si, buscando uma relação direta com os materiais e com a sensibilidade do fazer. Em vez de seguir uma logica acadêmica tradicional e hipotético-dedutivo, a pesquisa visual se constitui como experimentação aberta, que interroga os próprios fundamentos do conhecimento formal. O estudo identifica que o contato direto com os materiais, somado ao gesto corporal e ao pensamento encarnado, restaura o vinculo entre sujeito e criação, permitindo a emergência de uma criatividade mais autentica, contemplativa e subjetiva. Conclui-se que o designatário simboliza uma pratica que integra técnica, intuição, sensibilidade e pensamento critico, resgatando a dimensão poetisa do design e posicionando-o entre suas sinuosas barreiras com os campos da arte e do artesanato. |
| Palavras-chave: | Artesão Designer Arte Criatividade Craftsman Art Creativity |
| Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUAL |
| Unidade produtora: | Escola de Belas Artes |
| Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Data de publicação: | 9-Jul-2025 |
| País de publicação: | Brasil |
| Idioma da publicação: | por |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Citação: | PACINI, Isadora Vicenza. Matéria e errância: um resgate do gesto criativo no design. 2025. 76 f. TCC (Graduação) - Curso de Comunicação Visual Design, Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025. |
| Aparece nas coleções: | Comunicação Visual Design |
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