Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/27196

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSantos, Roberto Eizemberg dos-
dc.contributor.authorBizoni, Vania Moura-
dc.date.accessioned2025-09-25T17:39:33Z-
dc.date.available2025-09-27T03:00:09Z-
dc.date.issued2024-03-26-
dc.identifier.citationBIZONI, Vania Moura. Infâncias e dança: um caminho para a descolonização dos currículos na educação infantil. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em Dança) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/27196-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectDancingpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectChild rearingpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectChildhoodpt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectRacismpt_BR
dc.titleInfâncias e dança: um caminho para a descolonização dos currículos na educação infantilpt_BR
dc.title.alternativeChildhood and dance: a path to decolonizing curricula in early childhood educationpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1317865350914643pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8390094390139644pt_BR
dc.contributor.referee1Roberto, Frank Wilson-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4843010801994878pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Tayna Bertoldo da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8148512835388710pt_BR
dc.description.resumoBusco apresentar reflexões acerca da Dança-Educação numa perspectiva decolonial e antirracista na educação infantil, com o objetivo de produzir experiências corpóreas diversificadas e positivas, bem como abordar o currículo infantil dentro do conteúdo Dança sob a ótica afrodiaspórica. Tendo como aporte teórico Kiusam de Oliveira “Literatura Negro-Brasileira do Encantamento e as Infâncias: Reencantando Corpos Negros” (2020); Conceição Evaristo “Da representação à auto-representação da mulher negra na literatura brasileira” (2005); Maria Ignez de Souza Calfa “O Desafio de um Educar Poético na Dança” (2015); Renato Noguera “O Ensino de Filosofia e a Lei 10.639” (2014) para redimensionar a pesquisa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Educação Física e Desportospt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::EXECUCAO DA DANCApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::COREOGRAFIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Aparece en las colecciones: Dança

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
VMBizoni.pdf492.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.