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http://hdl.handle.net/11422/27201
| Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Título: | Permanência de estudantes de origem popular no ensino superior |
| Autor(es)/Inventor(es): | Santana, Saulo Augusto Pereira |
| Orientador: | Heringer, Rosana Rodrigues |
| Resumo: | Este trabalho tem por objetivo apresentar a trajetória dos estudantes de origem popular e sua permanência nas instituições de ensino superior e como esses estudantes encontram e buscam recursos, sejam financeiros, sejam pelo apoio pedagógico para decifrar os “novos códigos” (Coulon, 2008) que são apresentados na graduação e que muitas vezes dificultam a vida acadêmica destes estudantes. O tema deste trabalho surge também por eu ser um estudante de origem popular e sobre minha trajetória até a universidade e pelo período que estive no Programa de Educação Tutorial (PET) durante a graduação de Pedagogia na UFRJ. A importância de estudar essa temática está ligada ao processo de democratização do ensino, minimização das desigualdades sociais e na transformação do ensino superior, buscando assim um novo tipo de intelectual (Magalhães, 2013) por parte dos estudantes, através das políticas públicas, ações afirmativas e das leis destinadas a esse assunto. O perfil dos estudantes são os que trabalham para ajudar nas despesas domésticas, prestam pré-vestibular comunitário/popular e realizam a prova mais de uma vez até o sucesso da aprovação. A metodologia usada neste trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa, com pesquisa bibliográfica realizada, no site da ANPED e no site da SCIELO, com as palavras-chave tais como: “permanência no ensino superior”, “origem popular”, “ensino superior” e “políticas de permanência”, relacionadas ao tema, para obter aporte teórico. E um questionário com 10 perguntas sobre como o (a) estudante se identifica e como foi o acesso e permanência no ensino superior. Serão apresentados argumentos para responder as três perguntas em questão: “Como fazem para permanecer?”, “Quais são os recursos?” e “Como fazem para custear transporte, alimentação e material?”. O foco do trabalho são os estudantes de origem popular que ingressaram nos cursos de graduação em universidades públicas brasileiras, articulando com o conceito de afiliação e o apoio da universidade para os estudantes. |
| Palavras-chave: | Ensino superior Permanência estudantil Classe popular Assistência estudantil Políticas públicas |
| Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Unidade produtora: | Faculdade de Educação |
| Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Data de publicação: | 5-Ago-2024 |
| País de publicação: | Brasil |
| Idioma da publicação: | por |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Citação: | SANTANA, Saulo Augusto Pereira. Permanência de estudantes de origem popular no ensino superior. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
| Aparece nas coleções: | Pedagogia |
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