Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/27210
Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Fernández, Silvina Julia | - |
| dc.contributor.author | Lima, Miziany Silva | - |
| dc.date.accessioned | 2025-09-26T14:04:00Z | - |
| dc.date.available | 2025-09-28T03:00:10Z | - |
| dc.date.issued | 2024-11-11 | - |
| dc.identifier.citation | LIMA, Miziany Silva. O projeto político-pedagógico na educação infantil: um estudo de caso em uma creche conveniada carioca. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/27210 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Projeto político-pedagógico | pt_BR |
| dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
| dc.subject | Assistência à infância | pt_BR |
| dc.subject | Creche | pt_BR |
| dc.subject | Organizações não-governamentais | pt_BR |
| dc.subject | Política pública | pt_BR |
| dc.title | O projeto político-pedagógico na educação infantil: um estudo de caso em uma creche conveniada carioca | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
| dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4031711541635511 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Arosa, Armando de Castro de Cerqueira | - |
| dc.contributor.referee2 | Paschoalino, Jussara Bueno de Queiroz | - |
| dc.description.resumo | O seguinte trabalho tem como objetivo compreender a importância do Projeto Político Pedagógico (PPP) para uma ONG conveniada que atua como creche na cidade do Rio de Janeiro, bem como analisar e compreender como a sua (in)existência interfere no cotidiano da educação infantil. Foi utilizada a pesquisa qualitativa, análise documental do PPP e da respectiva legislação pertinente, uma entrevista em função de compor um estudo de caso, assim como o relato da minha experiência como docente dessa creche no período de 1 ano e 6 meses (julho de 2017 a dezembro de 2018). A partir das informações obtidas foi realizada uma reflexão sobre a importância do PPP para a escola, e, com base nos resultados, observou-se que esse PPP não era aplicado na prática escolar, sendo elaborado somente devido a uma exigência burocrática da Secretaria de Educação (SEMED), refletindo diretamente os conceitos de educar e cuidar, tratados como mero assistencialismo e não como um direito da criança. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
| Appears in Collections: | Pedagogia | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| MSLima.pdf | 216.7 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.