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dc.contributor.advisorFernández, Silvina Julia-
dc.contributor.authorLima, Miziany Silva-
dc.date.accessioned2025-09-26T14:04:00Z-
dc.date.available2025-09-28T03:00:10Z-
dc.date.issued2024-11-11-
dc.identifier.citationLIMA, Miziany Silva. O projeto político-pedagógico na educação infantil: um estudo de caso em uma creche conveniada carioca. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/27210-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProjeto político-pedagógicopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectAssistência à infânciapt_BR
dc.subjectCrechept_BR
dc.subjectOrganizações não-governamentaispt_BR
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.titleO projeto político-pedagógico na educação infantil: um estudo de caso em uma creche conveniada cariocapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4031711541635511pt_BR
dc.contributor.referee1Arosa, Armando de Castro de Cerqueira-
dc.contributor.referee2Paschoalino, Jussara Bueno de Queiroz-
dc.description.resumoO seguinte trabalho tem como objetivo compreender a importância do Projeto Político Pedagógico (PPP) para uma ONG conveniada que atua como creche na cidade do Rio de Janeiro, bem como analisar e compreender como a sua (in)existência interfere no cotidiano da educação infantil. Foi utilizada a pesquisa qualitativa, análise documental do PPP e da respectiva legislação pertinente, uma entrevista em função de compor um estudo de caso, assim como o relato da minha experiência como docente dessa creche no período de 1 ano e 6 meses (julho de 2017 a dezembro de 2018). A partir das informações obtidas foi realizada uma reflexão sobre a importância do PPP para a escola, e, com base nos resultados, observou-se que esse PPP não era aplicado na prática escolar, sendo elaborado somente devido a uma exigência burocrática da Secretaria de Educação (SEMED), refletindo diretamente os conceitos de educar e cuidar, tratados como mero assistencialismo e não como um direito da criança.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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