Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/27220

Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Abordagens teórico-metodológicas da alfabetização: perspectivas e implicações para as práticas pedagógicas
Autor(es)/Inventor(es): Ribeiro, Letícia Alves
Tutor: Cerdas, Luciene
Resumen: O presente trabalho se desenvolveu com o propósito de reunir diferentes concepções de alfabetização e suas práticas, incluindo uma entrevista feita com uma professora alfabetizadora. Tem-se como objetivo explorar as diversas abordagens da alfabetização, suas perspectivas teóricas, bem como os desafios práticos enfrentados na implementação dessas metodologias. O trabalho foi realizado por meio de uma análise bibliográfica de autores que norteiam as perspectivas da alfabetização. O referencial teórico utilizado baseou-se em autores como Cerdas,Mortatti, Soares, Kleiman e Freire. Mediante o que foi estudado ao longo do processo de elaboração deste trabalho, pode-se perceber que a alfabetização é um grande marco no desenvolvimento das crianças e, para além dessa questão, na projeção social de cada indivíduo. Sinaliza-se que é possível manter uma sala de aula lúdica e com brincadeiras que possibilitam uma aprendizagem significativa. Além disso, verificou-se que a alfabetização está ligada diretamente a alguns pontos sensíveis da educação como: o fracasso e a evasão escolar.
Materia: Métodos de alfabetização
Ensino fundamental
Alfabetização
Letramento
Educação
Prática pedagógica
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade de producción: Faculdade de Educação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 4-dic-2024
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : RIBEIRO, Letícia Alves. Abordagens teórico-metodológicas da alfabetização: perspectivas e implicações para as práticas pedagógicas. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LARibeiro.pdf192.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.