Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/27220
| Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Título : | Abordagens teórico-metodológicas da alfabetização: perspectivas e implicações para as práticas pedagógicas |
| Autor(es)/Inventor(es): | Ribeiro, Letícia Alves |
| Tutor: | Cerdas, Luciene |
| Resumen: | O presente trabalho se desenvolveu com o propósito de reunir diferentes concepções de alfabetização e suas práticas, incluindo uma entrevista feita com uma professora alfabetizadora. Tem-se como objetivo explorar as diversas abordagens da alfabetização, suas perspectivas teóricas, bem como os desafios práticos enfrentados na implementação dessas metodologias. O trabalho foi realizado por meio de uma análise bibliográfica de autores que norteiam as perspectivas da alfabetização. O referencial teórico utilizado baseou-se em autores como Cerdas,Mortatti, Soares, Kleiman e Freire. Mediante o que foi estudado ao longo do processo de elaboração deste trabalho, pode-se perceber que a alfabetização é um grande marco no desenvolvimento das crianças e, para além dessa questão, na projeção social de cada indivíduo. Sinaliza-se que é possível manter uma sala de aula lúdica e com brincadeiras que possibilitam uma aprendizagem significativa. Além disso, verificou-se que a alfabetização está ligada diretamente a alguns pontos sensíveis da educação como: o fracasso e a evasão escolar. |
| Materia: | Métodos de alfabetização Ensino fundamental Alfabetização Letramento Educação Prática pedagógica |
| Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Unidade de producción: | Faculdade de Educação |
| Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Fecha de publicación: | 4-dic-2024 |
| País de edición : | Brasil |
| Idioma de publicación: | por |
| Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
| Citación : | RIBEIRO, Letícia Alves. Abordagens teórico-metodológicas da alfabetização: perspectivas e implicações para as práticas pedagógicas. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
| Aparece en las colecciones: | Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| LARibeiro.pdf | 192.46 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.