Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/27220
| Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Título: | Abordagens teórico-metodológicas da alfabetização: perspectivas e implicações para as práticas pedagógicas |
| Autor(es)/Inventor(es): | Ribeiro, Letícia Alves |
| Orientador: | Cerdas, Luciene |
| Resumo: | O presente trabalho se desenvolveu com o propósito de reunir diferentes concepções de alfabetização e suas práticas, incluindo uma entrevista feita com uma professora alfabetizadora. Tem-se como objetivo explorar as diversas abordagens da alfabetização, suas perspectivas teóricas, bem como os desafios práticos enfrentados na implementação dessas metodologias. O trabalho foi realizado por meio de uma análise bibliográfica de autores que norteiam as perspectivas da alfabetização. O referencial teórico utilizado baseou-se em autores como Cerdas,Mortatti, Soares, Kleiman e Freire. Mediante o que foi estudado ao longo do processo de elaboração deste trabalho, pode-se perceber que a alfabetização é um grande marco no desenvolvimento das crianças e, para além dessa questão, na projeção social de cada indivíduo. Sinaliza-se que é possível manter uma sala de aula lúdica e com brincadeiras que possibilitam uma aprendizagem significativa. Além disso, verificou-se que a alfabetização está ligada diretamente a alguns pontos sensíveis da educação como: o fracasso e a evasão escolar. |
| Palavras-chave: | Métodos de alfabetização Ensino fundamental Alfabetização Letramento Educação Prática pedagógica |
| Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Unidade produtora: | Faculdade de Educação |
| Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Data de publicação: | 4-Dez-2024 |
| País de publicação: | Brasil |
| Idioma da publicação: | por |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Citação: | RIBEIRO, Letícia Alves. Abordagens teórico-metodológicas da alfabetização: perspectivas e implicações para as práticas pedagógicas. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
| Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| LARibeiro.pdf | 192.46 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.