Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/27220

Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Abordagens teórico-metodológicas da alfabetização: perspectivas e implicações para as práticas pedagógicas
Autor(es)/Inventor(es): Ribeiro, Letícia Alves
Orientador: Cerdas, Luciene
Resumo: O presente trabalho se desenvolveu com o propósito de reunir diferentes concepções de alfabetização e suas práticas, incluindo uma entrevista feita com uma professora alfabetizadora. Tem-se como objetivo explorar as diversas abordagens da alfabetização, suas perspectivas teóricas, bem como os desafios práticos enfrentados na implementação dessas metodologias. O trabalho foi realizado por meio de uma análise bibliográfica de autores que norteiam as perspectivas da alfabetização. O referencial teórico utilizado baseou-se em autores como Cerdas,Mortatti, Soares, Kleiman e Freire. Mediante o que foi estudado ao longo do processo de elaboração deste trabalho, pode-se perceber que a alfabetização é um grande marco no desenvolvimento das crianças e, para além dessa questão, na projeção social de cada indivíduo. Sinaliza-se que é possível manter uma sala de aula lúdica e com brincadeiras que possibilitam uma aprendizagem significativa. Além disso, verificou-se que a alfabetização está ligada diretamente a alguns pontos sensíveis da educação como: o fracasso e a evasão escolar.
Palavras-chave: Métodos de alfabetização
Ensino fundamental
Alfabetização
Letramento
Educação
Prática pedagógica
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 4-Dez-2024
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: RIBEIRO, Letícia Alves. Abordagens teórico-metodológicas da alfabetização: perspectivas e implicações para as práticas pedagógicas. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LARibeiro.pdf192.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.