Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/27222
Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Rocha, Mirella Farias | - |
| dc.contributor.author | Menezes, Yasmin Cunha de | - |
| dc.date.accessioned | 2025-09-26T18:04:53Z | - |
| dc.date.available | 2025-09-28T03:00:10Z | - |
| dc.date.issued | 2023-12-12 | - |
| dc.identifier.citation | MENEZES, Yasmin Cunha de. Estado e escola de samba nas encruzilhadas: Acadêmicos do Grande Rio e Potências Negras de Caxias. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/27222 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Formação social | pt_BR |
| dc.subject | Escolas de samba | pt_BR |
| dc.subject | Brasil | pt_BR |
| dc.subject | Relações étnico-raciais | pt_BR |
| dc.subject | Duque de Caxias (RJ) | pt_BR |
| dc.subject | Questão social | pt_BR |
| dc.subject | População negra | pt_BR |
| dc.subject | Estado | pt_BR |
| dc.subject | Cultura | pt_BR |
| dc.title | Estado e escola de samba nas encruzilhadas: Acadêmicos do Grande Rio e Potências Negras de Caxias | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
| dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0505136021089066 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Henriques, Cibele da Silva | - |
| dc.contributor.referee2 | Natal, Vinícius Ferreira | - |
| dc.description.resumo | O presente trabalho se debruça a compreender como o território de Duque de Caxias, para além das políticas de morte preconizadas pelo Estado brasileiro, se organiza associativamente a partir da população negra, aqui nos interessa pensar escolas de samba e seus primórdios, que culminam na existência da G.R.E.S Acadêmicos do Grande Rio. Considera a formação social brasileira em suas bases históricas, sociais, políticas, econômicas e culturais para desvelar a disputa de um país que dura há mais de cinco séculos. Neste sentido, analisa como a composição do Estado se impõe a partir do genocídio e epistemicídio das populações afro-diaspóricas, desde a escravização. A partir dessa análise de conjuntura nacional, também se insere no contexto no município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, que ilustra profundamente a forma organizativa do país. De mesmo modo, reflete acerca da outra face da moeda, no que diz respeito às formas de reinvenção da população negra a partir dos quilombos, que espelha sua dinâmica nas escolas de samba do território. A metodologia se ancora em pesquisa bibliográfica, subsidiada pela análise da formação social brasileira, de modo que impacta os sujeitos em diversos níveis, pela investigação da história social do município citado acima e pela cura do diagnóstico produzido pela escravização, a cultura negra, por meio do samba e das escolas de samba. Além disso, conta com a observação participante da autora, tendo em vista sua inserção no território e na agremiação citada. Logo, essa produção imprime a sistematização dos acúmulos teóricos e existenciais para fundamentar as reflexões epistemológicas e práticas acerca do tema. Desta forma, possibilitar ao Serviço Social a construção de uma narrativa que abarque a compreensão das expressões da questão social desde as formas de ser e experiências negras-periféricas de sujeitos reais no referido território. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Escola de Serviço Social | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL | pt_BR |
| dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
| Appears in Collections: | Serviço Social | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| YCMenezes.pdf | 1.04 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.