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dc.contributor.advisorRocha, Mirella Farias-
dc.contributor.authorMenezes, Yasmin Cunha de-
dc.date.accessioned2025-09-26T18:04:53Z-
dc.date.available2025-09-28T03:00:10Z-
dc.date.issued2023-12-12-
dc.identifier.citationMENEZES, Yasmin Cunha de. Estado e escola de samba nas encruzilhadas: Acadêmicos do Grande Rio e Potências Negras de Caxias. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/27222-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação socialpt_BR
dc.subjectEscolas de sambapt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectRelações étnico-raciaispt_BR
dc.subjectDuque de Caxias (RJ)pt_BR
dc.subjectQuestão socialpt_BR
dc.subjectPopulação negrapt_BR
dc.subjectEstadopt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.titleEstado e escola de samba nas encruzilhadas: Acadêmicos do Grande Rio e Potências Negras de Caxiaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0505136021089066pt_BR
dc.contributor.referee1Henriques, Cibele da Silva-
dc.contributor.referee2Natal, Vinícius Ferreira-
dc.description.resumoO presente trabalho se debruça a compreender como o território de Duque de Caxias, para além das políticas de morte preconizadas pelo Estado brasileiro, se organiza associativamente a partir da população negra, aqui nos interessa pensar escolas de samba e seus primórdios, que culminam na existência da G.R.E.S Acadêmicos do Grande Rio. Considera a formação social brasileira em suas bases históricas, sociais, políticas, econômicas e culturais para desvelar a disputa de um país que dura há mais de cinco séculos. Neste sentido, analisa como a composição do Estado se impõe a partir do genocídio e epistemicídio das populações afro-diaspóricas, desde a escravização. A partir dessa análise de conjuntura nacional, também se insere no contexto no município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, que ilustra profundamente a forma organizativa do país. De mesmo modo, reflete acerca da outra face da moeda, no que diz respeito às formas de reinvenção da população negra a partir dos quilombos, que espelha sua dinâmica nas escolas de samba do território. A metodologia se ancora em pesquisa bibliográfica, subsidiada pela análise da formação social brasileira, de modo que impacta os sujeitos em diversos níveis, pela investigação da história social do município citado acima e pela cura do diagnóstico produzido pela escravização, a cultura negra, por meio do samba e das escolas de samba. Além disso, conta com a observação participante da autora, tendo em vista sua inserção no território e na agremiação citada. Logo, essa produção imprime a sistematização dos acúmulos teóricos e existenciais para fundamentar as reflexões epistemológicas e práticas acerca do tema. Desta forma, possibilitar ao Serviço Social a construção de uma narrativa que abarque a compreensão das expressões da questão social desde as formas de ser e experiências negras-periféricas de sujeitos reais no referido território.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Serviço Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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