Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/27222

Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Estado e escola de samba nas encruzilhadas: Acadêmicos do Grande Rio e Potências Negras de Caxias
Autor(es)/Inventor(es): Menezes, Yasmin Cunha de
Orientador: Rocha, Mirella Farias
Resumo: O presente trabalho se debruça a compreender como o território de Duque de Caxias, para além das políticas de morte preconizadas pelo Estado brasileiro, se organiza associativamente a partir da população negra, aqui nos interessa pensar escolas de samba e seus primórdios, que culminam na existência da G.R.E.S Acadêmicos do Grande Rio. Considera a formação social brasileira em suas bases históricas, sociais, políticas, econômicas e culturais para desvelar a disputa de um país que dura há mais de cinco séculos. Neste sentido, analisa como a composição do Estado se impõe a partir do genocídio e epistemicídio das populações afro-diaspóricas, desde a escravização. A partir dessa análise de conjuntura nacional, também se insere no contexto no município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, que ilustra profundamente a forma organizativa do país. De mesmo modo, reflete acerca da outra face da moeda, no que diz respeito às formas de reinvenção da população negra a partir dos quilombos, que espelha sua dinâmica nas escolas de samba do território. A metodologia se ancora em pesquisa bibliográfica, subsidiada pela análise da formação social brasileira, de modo que impacta os sujeitos em diversos níveis, pela investigação da história social do município citado acima e pela cura do diagnóstico produzido pela escravização, a cultura negra, por meio do samba e das escolas de samba. Além disso, conta com a observação participante da autora, tendo em vista sua inserção no território e na agremiação citada. Logo, essa produção imprime a sistematização dos acúmulos teóricos e existenciais para fundamentar as reflexões epistemológicas e práticas acerca do tema. Desta forma, possibilitar ao Serviço Social a construção de uma narrativa que abarque a compreensão das expressões da questão social desde as formas de ser e experiências negras-periféricas de sujeitos reais no referido território.
Palavras-chave: Formação social
Escolas de samba
Brasil
Relações étnico-raciais
Duque de Caxias (RJ)
Questão social
População negra
Estado
Cultura
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Unidade produtora: Escola de Serviço Social
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 12-Dez-2023
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: MENEZES, Yasmin Cunha de. Estado e escola de samba nas encruzilhadas: Acadêmicos do Grande Rio e Potências Negras de Caxias. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
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