Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/27253
| Type: | Relatório |
| Title: | Avaliação sistêmica da evolução da escrita alfabética: uma análise componencial |
| Author(s)/Inventor(s): | Fonseca, Renata Mendonça da Marques, Carla Verônica Machado |
| Abstract: | O projeto ASEEA busca reduzir as desigualdades sociais na educação, promovendo a acessibilidade e a distribuição democrática da cognição. Diferentemente dos limitados métodos tradicionais de avaliação focados em alfabetização e letramento, a ASEEA captura as múltiplas dimensões do processo de alfabetização e propõe um mapa espectral detalhado, analisando leitura, escrita e a associação entre letras e sons. O projeto atende crianças, adolescentes, jovens e adultos em diferentes contextos educacionais, oferecendo uma experiência de aprendizagem adaptada aos diferentes perfis dos alunos e permitindo uma análise integrada e simultânea de suas habilidades. A metodologia inclui o uso de um jogo educativo com uma abordagem construtivista e metacognitiva, incentivando a participação ativa dos alunos e a reflexão sobre seus processos de aprendizagem. A avaliação é feita por meio de uma Análise Componencial, o que permitirá intervenções personalizadas. |
| Abstract: | The ASEEA project seeks to reduce social inequalities in education by promoting accessibility and the democratic distribution of cognition. Unlike traditional assessment methods focused on literacy, ASEEA captures the multiple dimensions of the literacy process and proposes a detailed spectral map, analyzing reading, writing, and the association between letters and sounds. The project serves children, adolescents, young adults, and adults in different educational contexts, offering a learning experience adapted to different student profiles and enabling an integrated and simultaneous analysis of their skills. The methodology includes the use of an educational game with a constructivist and metacognitive approach, encouraging active student participation and reflection on their learning processes. Assessment is conducted through Componential Analysis, which allows for personalized interventions. |
| Keywords: | Análise componencial Alfabetização Componential analysis Literacy |
| Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
| Production unit: | Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais |
| Publisher: | Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais |
| In: | Relatório Técnico NCE |
| Issue: | 0325 |
| Issue Date: | Sep-2025 |
| Publisher country: | Brasil |
| Language: | por |
| Right access: | Acesso Aberto |
| Citation: | FONSECA, R. M. da; MARQUES, C.V. M. Avaliação sistêmica da evolução da escrita alfabética: uma análise componencial. Rio de Janeiro: UFRJ, NCE, 2025. 29 p. (Relatório Técnico, 03/25). |
| Appears in Collections: | Relatórios |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.