Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/27254

Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Subjetividade, autobiografia, e gênero: a representação do sofrimento e subjetividade feminina nas composições de Lana Del Rey e Taylor Swift
Author(s)/Inventor(s): Carvalho, Larissa Pacheco de
Advisor: Santos, Amanda de Souza
Co-advisor: Jorge, Marianna Ferreira
Abstract: O que acontece quando artistas femininas rompem as barreiras da intimidade e exploram composições autobiográficas? O presente trabalho tem como objetivo discutir a recepção de músicas escritas por cantoras pop femininas que retratam suas experiências de sofrimento amoroso, pensando como os discursos das artistas e de seus fãs revelam (ou perturbam) certos valores morais contemporâneos. Inicialmente, propõe-se uma discussão teórica sobre mídia, subjetividade, exposição da intimidade, tecnologias digitais e dinâmicas afetivas na cultura contemporânea. Como objeto empírico da análise, foram escolhidas composições das cantoras Taylor Swift e Lana Del Rey, assim como a repercussão dessas obras entre comunidades de fãs nas redes sociais. A conclusão é que uma vez encontrado o elemento vida real na obra e feito um recorte de gênero, existe uma moralização e uma separação entre quais sentimentos geram admiração ou são lidos como ilegítimos e imorais, logo, também é colocado sob julgamento quais representações do relacionamento amorosos são ou não aceitas.
Keywords: Autobiografia
Composição (Música)
Autenticidade (Filosofia)
Intimidade (Psicologia)
Subjetividade
Sofrimento
Gênero
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 9-Dec-2024
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: CARVALHO, Larissa Pacheco de. Subjetividade, autobiografia e gênero: a representação do sofrimento e da subjetividade feminina nas composições musicais de Lana Del Rey e Taylor Swift. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LPCarvalho.pdf1.23 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.