Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/27261

Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Alternativas em remoção e recuperação de H2S de correntes gasosas em FPSOs no Brasil
Autor(es)/Inventor(es): Arruda, Gabriela Freire de
Orientador: Barreto Júnior, Amaro Gomes
Resumo: O H₂S, contaminante tóxico presente no gás natural bruto, exige processamento complexo para produção de gás natural de venda, emissão e queima de H2S dentro das regulamentações. Os navios FPSO são os maiores produtores de O&G do Brasil, este trabalho analisa alternativas para remoção e recuperação de sulfeto de hidrogênio (H₂S) de correntes gasosas em relação aos métodos convencionais mais usados em navios FPSO (Plantas de Amina e SulfaTreat™). Estes métodos consomem elevada energia, solventes e geram resíduos e impactos operacionais. Neste contexto, investigaram-se técnicas alinhadas aos princípios da transição energética, buscando uma solução alternativa tecnologicamente disponível. Foram avaliados métodos de absorção: pertinentes às plantas de amina - iônicos e solventes eutéticos; adsorção: pertinentes ao SulfaTreat™ - zeólitas sintéticas (especialmente tipo 13X); e métodos de recuperação biológica de enxofre, destacando-se o processo THIOPAQ O&G™. Este combina lavagem cáustica para remoção de H₂S de correntes gasosas com biorreatores contendo bactérias Thiobacillus spp., convertendo H₂S em enxofre elementar. O THIOPAQ O&G™ é uma solução utilizada em refinarias onshore entretanto, sua aplicação em FPSOs ainda não foi reportada. A etapa lavagem cáustica deste método aparenta ser sensível à presença de CO₂, zeólitas 13X se mostram como alternativas interessantes para remoção de H2S de forma regenerável, reduzindo resíduos e diminuindo uso de solventes. Conclui-se que testes da tecnologia THIOPAQ O&G™ em ambientes offshore são relevantes e também o estudo de implementação de adsorção com zeólitas para remoção de H2S de correntes gasosas no contexto O&G no Brasil.
Palavras-chave: Poluição
Sulfeto de hidrogênio
Floating production, storage and offloading
FPSO
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA::SANEAMENTO AMBIENTAL::CONTROLE DA POLUICAO
Unidade produtora: Escola de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 16-Jul-2025
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: ARRUDA, Gabriela Freire de. Alternativas em remoção e recuperação de H2S de correntes gasosas em FPSOs no Brasil. 2025. 70 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia de Bioprocessos, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025.
Aparece nas coleções:Engenharia de Bioprocessos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GFArruda.pdf1.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.