Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/27273

Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBlanc, Helene Nara Henriques-
dc.contributor.authorPereira, Camilla Maria Carneiro de Almeida-
dc.contributor.authorAndrade, Miriam Estefany dos Santos-
dc.contributor.authorLopes, Lara Pinheiro-
dc.contributor.authorQuitete, Jane Baptista-
dc.contributor.authorCarneiro, Milena Batista-
dc.contributor.authorAlmeida, Taís Fontoura de-
dc.date.accessioned2025-10-02T12:16:18Z-
dc.date.available2025-10-04T03:00:10Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationBLANC, H. N. H.; PEREIRA, C. M. C. de A.; ANDRADE, M. E. dos S.; LOPES, L. P.; QUITETE, J. B.; CARNEIRO, M. B.; ALMEIDA, T. F. de. Blanc, H. N. H.; Pereira, C. M. C. de A.; Andrade, M. E. dos S.; Lopes, L. P.; Quitete, J. B.; Carneiro, M. B.; ALMEIDA, TAÍS FONTOURA DE. Roda de relato de parto sob olhar acadêmico: relato de experiência sobre projeto de pesquisa e extensão. In: Enfermagem: Inovação, Tecnologia e Educação em Saúde. Guarujá: Científica Digital, 2020, p. 513-533.pt_BR
dc.identifier.isbn9786587196480pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/27273-
dc.description.abstractUnavailable.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherEditora Científica Digitalpt_BR
dc.relation.ispartofEnfermagem: inovação, tecnologia e educação em saúdept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectRoda de conversapt_BR
dc.subjectGestaçãopt_BR
dc.subjectSaúde da mulherpt_BR
dc.subjectEnfermagem obstétricapt_BR
dc.subjectExtensão universitáriapt_BR
dc.titleRoda de relato de parto sob olhar acadêmico: relato de experiência sobre projeto de pesquisa e extensãopt_BR
dc.typeCapítulo de livropt_BR
dc.description.resumoA gestação é um período de grandes mudanças físicas e emocionais. Os espaços de educação em saúde, como as rodas de relato de parto, visam produzir melhores indicadores de saúde. O presente estudo é um relato de experiência do projeto de pesquisa e extensão “Roda de relato de parto sob olhar acadêmico” realizado nos Campi Universitários da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Macaé) e Universidade Federal Fluminense (Rio das Ostras) entre 2018 e 2019, tendo como público alvo gestantes e estudantes da área de saúde. Dentre as depoentes, mais da metade das mulheres participou de rodas de relato de parto durante o próprio pré-natal. Acreditamos que elas tiveram grande importância para o empoderamento destas mulheres e, consequentemente, para o desfecho do parto. Além disso, observamos o benefício das rodas para as mulheres que participaram deste projeto, que se sentiram apoiadas e à vontade em compartilhar este momento tão íntimo, marcado por lembranças dolorosas e sentimentos profundos. Estas rodas de relatos de parto foram utilizadas também como ações educativas em grupo para formação complementar do profissional de saúde (a maioria graduandas em enfermagem). Das graduandas que participaram do projeto, todas relataram extrema relevância para sua formação profissional. Inclusive três enfermeiras optaram pela área de Enfermagem Obstétrica. Nesse contexto, as rodas de relato de parto são uma estratégia apropriada para educação em saúde, que traz benefícios às mães depoentes, às futuras parturientes e aos profissionais e futuros profissionais que participam desta profunda troca entre experiências e aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Enfermagempt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM::ENFERMAGEM OBSTETRICApt_BR
dc.citation.spage513pt_BR
dc.citation.epage533pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ciências da Saúde

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HNHBlanc.pdf208.8 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.