Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/27273
| Tipo: | Capítulo de livro |
| Título: | Roda de relato de parto sob olhar acadêmico: relato de experiência sobre projeto de pesquisa e extensão |
| Autor(es)/Inventor(es): | Blanc, Helene Nara Henriques Pereira, Camilla Maria Carneiro de Almeida Andrade, Miriam Estefany dos Santos Lopes, Lara Pinheiro Quitete, Jane Baptista Carneiro, Milena Batista Almeida, Taís Fontoura de |
| Resumo: | A gestação é um período de grandes mudanças físicas e emocionais. Os espaços de educação em saúde, como as rodas de relato de parto, visam produzir melhores indicadores de saúde. O presente estudo é um relato de experiência do projeto de pesquisa e extensão “Roda de relato de parto sob olhar acadêmico” realizado nos Campi Universitários da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Macaé) e Universidade Federal Fluminense (Rio das Ostras) entre 2018 e 2019, tendo como público alvo gestantes e estudantes da área de saúde. Dentre as depoentes, mais da metade das mulheres participou de rodas de relato de parto durante o próprio pré-natal. Acreditamos que elas tiveram grande importância para o empoderamento destas mulheres e, consequentemente, para o desfecho do parto. Além disso, observamos o benefício das rodas para as mulheres que participaram deste projeto, que se sentiram apoiadas e à vontade em compartilhar este momento tão íntimo, marcado por lembranças dolorosas e sentimentos profundos. Estas rodas de relatos de parto foram utilizadas também como ações educativas em grupo para formação complementar do profissional de saúde (a maioria graduandas em enfermagem). Das graduandas que participaram do projeto, todas relataram extrema relevância para sua formação profissional. Inclusive três enfermeiras optaram pela área de Enfermagem Obstétrica. Nesse contexto, as rodas de relato de parto são uma estratégia apropriada para educação em saúde, que traz benefícios às mães depoentes, às futuras parturientes e aos profissionais e futuros profissionais que participam desta profunda troca entre experiências e aprendizagem. |
| Resumo: | Unavailable. |
| Palavras-chave: | Educação em saúde Roda de conversa Gestação Saúde da mulher Enfermagem obstétrica Extensão universitária |
| Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM::ENFERMAGEM OBSTETRICA |
| Unidade produtora: | Instituto de Enfermagem |
| Editora: | Editora Científica Digital |
| In: | Enfermagem: inovação, tecnologia e educação em saúde |
| Data de publicação: | 2020 |
| País de publicação: | Brasil |
| Idioma da publicação: | por |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| ISBN: | 9786587196480 |
| Citação: | BLANC, H. N. H.; PEREIRA, C. M. C. de A.; ANDRADE, M. E. dos S.; LOPES, L. P.; QUITETE, J. B.; CARNEIRO, M. B.; ALMEIDA, T. F. de. Blanc, H. N. H.; Pereira, C. M. C. de A.; Andrade, M. E. dos S.; Lopes, L. P.; Quitete, J. B.; Carneiro, M. B.; ALMEIDA, TAÍS FONTOURA DE. Roda de relato de parto sob olhar acadêmico: relato de experiência sobre projeto de pesquisa e extensão. In: Enfermagem: Inovação, Tecnologia e Educação em Saúde. Guarujá: Científica Digital, 2020, p. 513-533. |
| Aparece nas coleções: | Ciências da Saúde |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| HNHBlanc.pdf | 208.8 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.