Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/27273

Tipo: Capítulo de livro
Título: Roda de relato de parto sob olhar acadêmico: relato de experiência sobre projeto de pesquisa e extensão
Autor(es)/Inventor(es): Blanc, Helene Nara Henriques
Pereira, Camilla Maria Carneiro de Almeida
Andrade, Miriam Estefany dos Santos
Lopes, Lara Pinheiro
Quitete, Jane Baptista
Carneiro, Milena Batista
Almeida, Taís Fontoura de
Resumo: A gestação é um período de grandes mudanças físicas e emocionais. Os espaços de educação em saúde, como as rodas de relato de parto, visam produzir melhores indicadores de saúde. O presente estudo é um relato de experiência do projeto de pesquisa e extensão “Roda de relato de parto sob olhar acadêmico” realizado nos Campi Universitários da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Macaé) e Universidade Federal Fluminense (Rio das Ostras) entre 2018 e 2019, tendo como público alvo gestantes e estudantes da área de saúde. Dentre as depoentes, mais da metade das mulheres participou de rodas de relato de parto durante o próprio pré-natal. Acreditamos que elas tiveram grande importância para o empoderamento destas mulheres e, consequentemente, para o desfecho do parto. Além disso, observamos o benefício das rodas para as mulheres que participaram deste projeto, que se sentiram apoiadas e à vontade em compartilhar este momento tão íntimo, marcado por lembranças dolorosas e sentimentos profundos. Estas rodas de relatos de parto foram utilizadas também como ações educativas em grupo para formação complementar do profissional de saúde (a maioria graduandas em enfermagem). Das graduandas que participaram do projeto, todas relataram extrema relevância para sua formação profissional. Inclusive três enfermeiras optaram pela área de Enfermagem Obstétrica. Nesse contexto, as rodas de relato de parto são uma estratégia apropriada para educação em saúde, que traz benefícios às mães depoentes, às futuras parturientes e aos profissionais e futuros profissionais que participam desta profunda troca entre experiências e aprendizagem.
Resumo: Unavailable.
Palavras-chave: Educação em saúde
Roda de conversa
Gestação
Saúde da mulher
Enfermagem obstétrica
Extensão universitária
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM::ENFERMAGEM OBSTETRICA
Unidade produtora: Instituto de Enfermagem
Editora: Editora Científica Digital
In: Enfermagem: inovação, tecnologia e educação em saúde
Data de publicação: 2020
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
ISBN: 9786587196480
Citação: BLANC, H. N. H.; PEREIRA, C. M. C. de A.; ANDRADE, M. E. dos S.; LOPES, L. P.; QUITETE, J. B.; CARNEIRO, M. B.; ALMEIDA, T. F. de. Blanc, H. N. H.; Pereira, C. M. C. de A.; Andrade, M. E. dos S.; Lopes, L. P.; Quitete, J. B.; Carneiro, M. B.; ALMEIDA, TAÍS FONTOURA DE. Roda de relato de parto sob olhar acadêmico: relato de experiência sobre projeto de pesquisa e extensão. In: Enfermagem: Inovação, Tecnologia e Educação em Saúde. Guarujá: Científica Digital, 2020, p. 513-533.
Aparece nas coleções:Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HNHBlanc.pdf208.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.