Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/27282

Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorKosminsky, Doris Clara-
dc.contributor.authorSouto, Vitória Cardoso-
dc.date.accessioned2025-10-02T20:58:38Z-
dc.date.available2025-10-04T03:00:10Z-
dc.date.issued2024-12-03-
dc.identifier.citationSOUTO, Vitória Cardoso. Refletir com Dataviz: framework para desenvolvimento de oficinas pedagógicas. 2024. 73 f. TCC (Graduação) - Curso de Comunicação Visual Design, Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/27282-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVisualização de Dadospt_BR
dc.subjectLiteracia em dadospt_BR
dc.subjectFrameworkpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectData Visualizationpt_BR
dc.subjectData literacypt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectMethodologypt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.titleRefletir com Dataviz: framework para desenvolvimento de oficinas pedagógicaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4801768397535572pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0331894104976043pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira Junior, Clorisval Gomes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9391666193621679pt_BR
dc.contributor.referee2Ludwig, Luiz-
dc.description.resumoA literacia em dados, definida por D’Ignazio e Bhargava (2016) como habilidade de ler, trabalhar, analisar e argumentar com dados, é um conhecimento crucial em uma sociedade cada vez mais permeada por dados. Nesse sentido, a Oficina Amplia Saúde foi feita em um projeto de Iniciação Científica como forma de levar a literacia em Visualização de Dados para estudantes do Ensino Médio. O presente trabalho busca expandir as contribuições da Oficina por meio da elaboração de um framework que instrua professores e pesquisadores na criação de suas próprias oficinas pedagógicas. O framework estrutura o processo usado na criação da Oficina Amplia Saúde e integra princípios das metodologias ativas de aprendizagem, em especial, da Metodologia da Problematização e da Aprendizagem Baseada em Projetos, com o objetivo de popularizar os dados e suas visualizações entre jovens do Ensino Médio ao mesmo tempo em que utiliza a literacia em dados como instrumento para gerar reflexão sobre o contexto social.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Comunicação Visual Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VCSouto.pdf1.56 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.