Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/27282
Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Kosminsky, Doris Clara | - |
| dc.contributor.author | Souto, Vitória Cardoso | - |
| dc.date.accessioned | 2025-10-02T20:58:38Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-04T03:00:10Z | - |
| dc.date.issued | 2024-12-03 | - |
| dc.identifier.citation | SOUTO, Vitória Cardoso. Refletir com Dataviz: framework para desenvolvimento de oficinas pedagógicas. 2024. 73 f. TCC (Graduação) - Curso de Comunicação Visual Design, Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/27282 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Visualização de Dados | pt_BR |
| dc.subject | Literacia em dados | pt_BR |
| dc.subject | Framework | pt_BR |
| dc.subject | Ensino | pt_BR |
| dc.subject | Metodologia | pt_BR |
| dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
| dc.subject | Data Visualization | pt_BR |
| dc.subject | Data literacy | pt_BR |
| dc.subject | Ensino | pt_BR |
| dc.subject | Methodology | pt_BR |
| dc.subject | Learning | pt_BR |
| dc.title | Refletir com Dataviz: framework para desenvolvimento de oficinas pedagógicas | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
| dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4801768397535572 | pt_BR |
| dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0331894104976043 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Pereira Junior, Clorisval Gomes | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9391666193621679 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Ludwig, Luiz | - |
| dc.description.resumo | A literacia em dados, definida por D’Ignazio e Bhargava (2016) como habilidade de ler, trabalhar, analisar e argumentar com dados, é um conhecimento crucial em uma sociedade cada vez mais permeada por dados. Nesse sentido, a Oficina Amplia Saúde foi feita em um projeto de Iniciação Científica como forma de levar a literacia em Visualização de Dados para estudantes do Ensino Médio. O presente trabalho busca expandir as contribuições da Oficina por meio da elaboração de um framework que instrua professores e pesquisadores na criação de suas próprias oficinas pedagógicas. O framework estrutura o processo usado na criação da Oficina Amplia Saúde e integra princípios das metodologias ativas de aprendizagem, em especial, da Metodologia da Problematização e da Aprendizagem Baseada em Projetos, com o objetivo de popularizar os dados e suas visualizações entre jovens do Ensino Médio ao mesmo tempo em que utiliza a literacia em dados como instrumento para gerar reflexão sobre o contexto social. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUAL | pt_BR |
| dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
| Appears in Collections: | Comunicação Visual Design | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| VCSouto.pdf | 1.56 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.