Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/27284

Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Avaliação do potencial biotecnológico de actinobactérias na degradação de corantes têxteis
Autor(es)/Inventor(es): Figueiredo, Ana Clara de Lima Coutinho
Orientador: Nascimento, Rodrigo Pires do
Resumo: As actinobactérias são bactérias filamentosas Gram-positivas, amplamente distribuídas em ambientes terrestres e aquáticos, notáveis por sua adaptabilidade e versatilidade metabólica. Destacam-se pelo potencial biotecnológico na produção de antibióticos, enzimas e na biodegradação de compostos recalcitrantes, como corantes e polímeros sintéticos. Este estudo avaliou o potencial de degradação do corante azo têxtil Vermelho Reativo 120 (VR120) por linhagens de actinobactérias isoladas de diferentes biomas brasileiros, aplicadas individualmente e em consórcios microbianos. Foram utilizadas as linhagens AC-13, BSPE-21 e BSPE-12, sendo os consórcios formados pelas combinações dessas cepas. O Consórcio 3 (AC-13, BSPE-21 e BSPE-12) apresentou a maior eficiência, alcançando cerca de 87% de descoloração em quatro dias, sob fermentação submersa. A adsorção inicial do corante à biomassa foi identificada como mecanismo predominante, seguida por possível degradação mediada por enzimas. Os testes toxicológicos revelaram que a descoloração não garante a eliminação total da toxicidade. A cepa BSPE-12 apresentou menor fitotoxicidade em comparação às demais. Os ensaios de citotoxicidade indicaram variações ao longo do tempo, sugerindo formação de metabólitos intermediários e posterior degradação. O Consórcio 3 também se destacou por apresentar baixa toxicidade residual, apontando seu potencial como alternativa segura e eficaz para o tratamento de efluentes têxteis. Os resultados reforçam a importância da integração de análises toxicológicas – como fitotoxicidade e citotoxicidade – em estudos de biorremediação, e destacam o papel estratégico de actinobactérias e consórcios microbianos no desenvolvimento de tecnologias sustentáveis para mitigar os impactos da indústria têxtil.
Palavras-chave: Indústria têxtil
Corantes
Biorremediação
Actinobactérias
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA
Unidade produtora: Escola de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 16-Jul-2025
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: FIGUEIREDO, Ana Clara de Lima Coutinho. Avaliação do potencial biotecnológico de actinobactérias na degradação de corantes têxteis. 2025. 111 f. TCC (Graduação) - Curso de Química Industrial, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025.
Aparece nas coleções:Química Industrial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ACLCFigueiredo.pdf1.34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.