Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/27352

Type: Dissertação
Title: Sabões e detergentes: um tema social e ambiental para o ensino de química na perspectiva da alfabetização científica
Author(s)/Inventor(s): Cruz Filho, Adriano de Almeida
Advisor: Santos, Paula Macedo Lessa dos
Abstract: Esta dissertação descreve um projeto envolvendo o tema Sabões e Detergentes, seus aspectos ambientais e sociais. Foi desenvolvido em conjunto com estudantes das três séries do Ensino Médio, no contraturno das aulas, da rede estadual do Rio de Janeiro no Colégio Estadual Hélio Rangel localizado em Jardim Primavera, Duque de Caxias. O amplo espaço escolar, a problemática da falta de água da comunidade associado à manipulação do uso do Sabão nessa água e a busca por uma metodologia atrativa para os estudantes motivaram o projeto desenvolvido. Como objetivos do projeto destacam-se a formação de cidadãos críticos e conscientes com o meio ambiente, a formação acadêmica com conceitos necessários à formação do estudante do Ensino Médio e a motivação para a busca pelo conhecimento na área da Química. A metodologia do trabalho baseia-se, no Ensino de Ciências, nos três momentos pedagógicos propostos por Demétrio Delizoicov e José André Angotti. São os momentos da problematização inicial, da organização do conhecimento e da aplicação do conhecimento. Fundamenta-se a pesquisa nos referenciais teóricos, segundo os autores Attico Chassot e Paulo Freire. O produto resultante do projeto desenvolvido é uma sequência didática para o professor utilizar com seus alunos. Busca-se inicialmente o conhecimento que o estudante possui sobre o tema. São desenvolvidos experimentos e são apresentados os conceitos necessários. Por fim compara-se com o conhecimento inicial do estudante. Os resultados evidenciam que a metodologia incentiva os estudantes. Estes se tornam mais atuantes, mais participativos e mais motivados à busca pelo conhecimento e percebem a importância desse conhecimento em seu cotidiano.
Abstract: This dissertation describes a project involving the theme Soaps and Detergents, its environmental and social aspects. It was developed together with students of all high school grades, before / after school classes, of the state network of Rio de Janeiro, at Colégio Estadual Hélio Rangel school located in Jardim Primavera, Duque de Caxias. The ample school space, the problematic community lack of water associated with handling by the use of the Soap in that water and the pursuit by an attractive methodology for students motivated the developed project. Its goals stands out the critical and conscious citizens formation with the environment, the academic formation of high school and the motivation to the search of the chemistry area knowledge. The base of this methodology work is science teaching, on the three pedagogic moments proposed by Demetrio Delizoicov and José André Angotti. They are the moments of the initial problematization, the knowledge organization and knowledge application. The research is based on the theoretical references according to the authors Attico Chassot and Paulo Freire. The resulting product of the developed project is a didactic sequence for teachers use with their students. Initially, it is quest for student’s knowledge about the theme. The experiments are developed and the necessary concepts are presented. Lastly, it is compared with the students’ initial knowledge. The results point out that the methodology encourages them. The students become more active, more participative and more motivated by the pursuit of knowledge and they notice the importance of that knowledge in their daily.
Keywords: Sabões
Detergentes
Meio ambiente
Cidadania
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::QUIMICA ORGANICA
Program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Química
Production unit: Instituto de Química
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 21-Aug-2020
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: CRUZ FILHO, Adriano de Almeida. Sabões e detergentes: um tema social e ambiental para o ensino de química na perspectiva da alfabetização científica. 2020. 122 f. Dissertação (Mestrado em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Appears in Collections:Ensino de Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
955173.pdf3.06 MBAdobe PDFView/Open
955173_produto.pdfCartilha2.26 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.