Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/27356
| Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Title: | O uso de redes sociais incorporadas às práticas pedagógicas de LSC no projeto CLAC: um estudo de caso no Projeto CLAC UFRJ |
| Author(s)/Inventor(s): | Garcia, Luiza Vidinho |
| Advisor: | Tilio, Rogério Casanovas |
| Abstract: | Este estudo investiga o uso das redes sociais na promoção do letramento sociointeracional crítico (LSC) no contexto educacional, com foco no Projeto CLAC (Cursos de Línguas abertos à comunidade) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A pesquisa explora a integração das redes sociais nas práticas de ensino e aprendizagem do CLAC-Inglês UFRJ para fomentar a construção de conhecimento crítico e letramentos interacionais em línguas estrangeiras. A partir de uma abordagem qualitativa, foram analisadas postagens autorais dos alunos veiculadas em um perfil colaborativo no Tumblr, produzidas como etapa final do Projeto Temático de Multiletramentos Críticos "What 's on your For You Page?". Os resultados destacam a importância do engajamento crítico dos alunos, da orientação pedagógica adequada e da integração das redes sociais no currículo para potencializar os benefícios do LSC no contexto do CLAC-Inglês UFRJ. |
| Keywords: | Redes sociais Letramento sociointeracional crítico Ensino de línguas |
| Subject CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
| Production unit: | Faculdade de Letras |
| Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Issue Date: | 9-Jul-2025 |
| Publisher country: | Brasil |
| Language: | por |
| Right access: | Acesso Aberto |
| Appears in Collections: | Letras - Inglês |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| LVGarcia.pdf | 716.81 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.