Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/27356

Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O uso de redes sociais incorporadas às práticas pedagógicas de LSC no projeto CLAC: um estudo de caso no Projeto CLAC UFRJ
Author(s)/Inventor(s): Garcia, Luiza Vidinho
Advisor: Tilio, Rogério Casanovas
Abstract: Este estudo investiga o uso das redes sociais na promoção do letramento sociointeracional crítico (LSC) no contexto educacional, com foco no Projeto CLAC (Cursos de Línguas abertos à comunidade) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A pesquisa explora a integração das redes sociais nas práticas de ensino e aprendizagem do CLAC-Inglês UFRJ para fomentar a construção de conhecimento crítico e letramentos interacionais em línguas estrangeiras. A partir de uma abordagem qualitativa, foram analisadas postagens autorais dos alunos veiculadas em um perfil colaborativo no Tumblr, produzidas como etapa final do Projeto Temático de Multiletramentos Críticos "What 's on your For You Page?". Os resultados destacam a importância do engajamento crítico dos alunos, da orientação pedagógica adequada e da integração das redes sociais no currículo para potencializar os benefícios do LSC no contexto do CLAC-Inglês UFRJ.
Keywords: Redes sociais
Letramento sociointeracional crítico
Ensino de línguas
Subject CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Production unit: Faculdade de Letras
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 9-Jul-2025
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Letras - Inglês

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LVGarcia.pdf716.81 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.