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Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O papel das mídias sociais nas estratégias de comunicação e marketing utilizadas pelos clubes de futebol
Author(s)/Inventor(s): Lourenço, João Paulo Oliveira Borda D’agua
Advisor: Fonseca, Ana Carolina Pimentel Duarte da
Abstract: O objetivo geral do trabalho é descrever o papel das mídias sociais nas estratégias de comunicação e marketing utilizadas pelos clubes de futebol. Para tanto, metodologia descritiva qualitativa foi utilizada mediante a revisão biliográfica. Foram utilizados artigos científicos, dissertações, teses e obras literárias que tratavam sobre a temática. A busca pelos materiais foi feita através de bibliotecas virtuais, como: Scientific Eletronic Library Online (SciELO), Google Acadêmico, além de revistas científicas especializadas. Foram utilizados como parâmetros para a inclusão os artigos científicos com disponibilidade do texto completo, em português, publicados a partir de 2013. Ademais, foram analisadas as mídias sociais dos principais times cariocas. O marketing desportivo mostra-se como uma vertente do marketing que se concentra na aplicação de estratégias de comunicação e marketing no contexto esportivo. Neste contexto, várias teorias são empregadas para compreender e impulsionar o engajamento dos torcedores, a construção de marcas esportivas e a maximização dos resultados comerciais. Teorias como a teoria da marca, teoria da comunicação e teoria da segmentação de mercado são amplamente utilizadas para orientar as estratégias de comunicação e marketing dos times de futebol. Essas teorias fornecem insights sobre como criar identidades de marca sólidas, desenvolver mensagens persuasivas e direcionar as estratégias de marketing para públicos específicos. Para tanto, as mídias sociais têm se tornado um canal importante para os times de futebol interagirem com os fãs e promoverem suas marcas. Através destes canais, os times podem utilizar essas teorias para desenvolver campanhas criativas, divulgar eventos, promover ações de merchandising e apoiar causas sociais, demonstrando profissionalismo e engajando os torcedores de maneira eficaz. Os resultados indicaram que os clubes vem investindo cada vez mais no marketing e a comunicação através das redes sociais, com estratégias que buscam a divulgação de informações exclusivas do clube, dos melhores lances dos jogos, interações para fortalecimento do relacionamento, sendo estas algumas das estratégias que mais chamam a atenção e geram curtidas pelos torcedores e seguidores do perfil. Depreende-se que as mídias sociais são 8 ferramentas poderosas nas estratégias de comunicação e marketing dos clubes de futebol e com a crescente importância destas plataformas, mostra-se fundamental que os clubes aproveitem ao máximo seu potencial para alcançar e envolver seus torcedores de forma eficaz.
Keywords: Mídias sociais
Clubes de futebol
Comunicação
Marketing
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Production unit: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: LOURENÇO, João Paulo Oliveira Borda D’agua. O papel das mídias sociais nas estratégias de comunicação e marketing utilizadas pelos clubes de futebol. 2023. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Appears in Collections:Administração

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