Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/2737
Especie: Dissertação
Título : O gênero Microcerberus Karaman, 1933 da fauna intersticial do litoral sul do estado do Rio de Janeiro (Isopoda - Anthuridae)
Autor(es)/Inventor(es): Albuquerque, Elaine Figueiredo
Tutor: Castro, Alceu Lemos de
Resumen: Estudo do gênero Microcerberus Karaman, 1933, isópode intersticial do meiobentos do litoral sul do Estado do Rio de Janeiro. Parâmetros ambientais, relativos a sedimentologia e hidrologia são focalizados a fim de caracterizar os ambientes favoráveis à colonização das espécies de Microcerberus estudadas. Alguns métodos e técnicas de estudo da fauna intersticial são apresentados, evidenciando as variações existentes quanto ao objetivo do trabalho. São assinaladas quatro espécies novas do gênero Microcerberus, que descrevemos em trabalho que se encontra no prelom magnus n.sp., M. ramosae n.sp., M. parvulus n.sp. e M. brasiliensis n.sp. - que se distribuem na zona intertidal de praias de areias médias e grossa. As espécies aqui descritas são bastante típicas, e mostram uma distribuição variada nas diferentes estações prospectadas. Uma tentativa de estudar a variação da população de Microcerberus ramosae n. sp. é realizada através da análise de dados obtidos durante coletas mensais na praia Vermelha. São ainda focalizados alguns aspectos biogeográficos do gênero.
Resumen: Unavailable.
Materia: Microcerberus
Anthuridae
Rio de Janeiro (Estado)
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ZOOLOGIA::TAXONOMIA DOS GRUPOS RECENTES
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (Zoologia)
Unidade de producción: Museu Nacional
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 1978
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Zoologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
200647.pdf7.87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.