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dc.contributor.advisorRizzo, Márcia de Mathias-
dc.contributor.authorDias, Beatriz Araujo-
dc.date.accessioned2025-10-14T17:55:49Z-
dc.date.available2025-10-16T03:00:10Z-
dc.date.issued2025-04-11-
dc.identifier.citationDIAS, Beatriz Araújo. Estudo e diagnóstico de conservação-restauração em pinturas de cavalete representando Oswaldo Cruz através de análises não-invasivas. 2025. 83 f. TCC (Graduação) - Curso de Conservação e Restauração, Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/27419-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPinturapt_BR
dc.subjectCavaletespt_BR
dc.subjectEspectroscopia de raio Xpt_BR
dc.subjectPaintingpt_BR
dc.subjectEaselspt_BR
dc.subjectX-ray spectroscopypt_BR
dc.titleEstudo e diagnóstico de conservação-restauração em pinturas de cavalete representando Oswaldo Cruz através de análises não-invasivaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3292326647543220pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8992523894538308pt_BR
dc.contributor.referee1Bteshe, Rafael-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5850076673795897pt_BR
dc.contributor.referee2Carvalho, Humberto Farias de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8048723429164271pt_BR
dc.description.resumoOswaldo Cruz foi um renomado médico e cientista brasileiro, conhecido por suas contribuições fundamentais na área da saúde pública e combate às doenças no início do século XX. Sua imagem é retratada em diversas obras de arte, em específico em duas pinturas confeccionadas por João Baptista da Costa e Jordão de Oliveira para o Centro de Ciências da Saúde (CCS) - UFRJ em homenagem à representatividade do cientista. A pintura que retrata o Oswaldo Cruz, feita por Jordão de Oliveira, encontra-se em péssimo estado de conservação devido a um vazamento de água resultante do aparelho de ar-condicionado esquecido durante quase três dias, que encharcou o quadro, acarretando em graves deteriorações tanto à moldura quanto à tela. Neste contexto, surge a necessidade de estudo da pintura em busca de soluções para salvaguardar este patrimônio cultural que carrega notável história do Instituto. Perante a complexidade da situação, foi realizada uma análise minuciosa para produção de diagnósticos baseados nas metodologias de Conservação e Restauração. Foram utilizadas abordagens técnicas de análises não-invasivas, em específico manipulações de iluminação visível e ultravioleta (UV-Vis), além do uso da Espectroscopia de Fluorescência de Raios-X (FRX) na identificação dos pigmentos presentes nas pinturas. As análises in situ caracterizaram os diversos danos encontrados na camada pictórica, no suporte e na moldura, destrinchando os agravos específicos de cada caso. A interpretação dos espectros de FRX permitiu a identificação e comparação entre os pigmentos utilizados nas diferentes épocas de criação das obras, detalhando a composição elementar dos mesmos. Os resultados permitiram compreender que as técnicas analíticas não-invasivas se mostraram satisfatórias para o estudo proposto, mostrando-se enriquecedoras aos conservadores-restauradores em contribuição ao avanço de pesquisas no campo da Conservação e Restauração dos bens patrimoniais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Conservação e Restauração

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