Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/27445

Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A extensão de marca e sua eficácia no mercado farmacêutico brasileiro: um estudo de caso
Author(s)/Inventor(s): Vasconcellos, Leon Montenegro de
Advisor: Pereira, Paulo Cesar Lopes
Abstract: Empresas que buscam entrar com suas marcas em mercados altamente competitivos enfrentam o desafio de superar as barreiras criadas por seus concorrentes (PORTER, 1979), bem como enfrentar a fidelidade dos clientes deles e os altos custos em investimentos por falta de experiência. Nesse contexto, a extensão de uma marca consolidada em um mercado relacionado pode ser uma ferramenta valiosa para, a partir da reafirmação das percepções do consumidor, criar um argumento de venda eficaz para essa entrada. Mesmo assim, uma estratégia de marketing, se mal executada, pode se tornar prejudicial à imagem original da marca, diluindo sua força e confundindo o cliente (RIES e TROUT, 2009). Nesse quesito, a presente pesquisa buscou avaliar a eficácia da extensão de marca a partir do caso particular de Engov, o qual optou pela estratégia em questão ao lançar dois novos produtos em mercados altamente competitivos utilizando o valor percebido pelo cliente como ferramenta para essa ação. Para captar, então, a percepção de público, optou-se por utilizar um método quantitativo de levantamento de dados fundamentado na escala de Autenticidade da Extensão de Marca (SPIGGLE, NGUYEN e CARAVELLA, 2012) tendo três componentes-chave como métricas: similaridade, relevância e autenticidade. A partir dos resultados adquiridos, foi possível constatar que cada aspecto retratado possui validade singular conforme a percepção do público em questão. Diante dos dados adquiridos, foi possível interpretar que a estratégia foi consistente para o produto isotônico, porém ainda falta um melhor entendimento da extensão para repositores energéticos a partir da visão do consumidor.
Keywords: Marca de produtos
Posicionamento de marca
Estratégia de marketing
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Production unit: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: VASCONCELLOS, Leon Montenegro de. A extensão de marca e sua eficácia no mercado farmacêutico brasileiro: um estudo de caso. 2023. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LMVasconcellos.pdf402.77 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.