Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/27485

Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Joias da alma : uma devolução aos meus ancestrais
Author(s)/Inventor(s): Oliveira, Patricia Alcantara de
Advisor: Christo, Deborah Chagas
Abstract: Este projeto, como o próprio nome sugere, tem como protagonistas os meus ancestrais, pretos e indígenas, e relatos de como é ser uma pessoa negra nesta sociedade. Embalado por belas canções, sons de banjos e cabaças, ou gritos desesperados e disparos, retrato a realidade da dualidade do nosso existir, fragmentada por artifícios extremamente necessários, como a própria música, a autoestima e as joias. Através das cores da tintura do urucum, do vermelho do nosso sangue que ainda pulsa, e do que para de pulsar sempre que perdemos um dos nossos, dos grafismos que os indígenas utilizam até hoje, do soar do nosso ser e da cor da nossa pele, tento capturar a profundidade dessa vivência. Como resultado dessa realidade dividida em sentidos antagônicos, o produto final — o colar da ALMA — materializa toda essa busca por pertencimento e liberdade, uma busca que seguimos perseguindo até os dias de hoje.
Keywords: Joias
Design
Negros
Indígenas
Resistência
Black people
Jewelry
Indians
Underground movements
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL::DESENHO DE PRODUTO
Production unit: Escola de Belas Artes
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: May-2025
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: OLIVEIRA, Patricia Alcantara de. Joias da alma : uma devolução aos meus ancestrais. 2025. 82 f. TCC (Graduação) - Curso de Desenho Industrial, Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025.
Appears in Collections:Desenho Industrial - Projeto do Produto

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PAOliveira.pdf4.62 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.