Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/27516

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dc.contributor.advisorPereira, Paulo Cesar Lopes-
dc.contributor.authorAndrade, Matheus Castro de-
dc.date.accessioned2025-10-23T17:39:58Z-
dc.date.available2025-10-25T03:00:12Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationANDRADE, Matheus Castro de. Retenção no curso de Administração: análise e percepções do corpo discente. 2023. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/27516-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstudandes de administraçãopt_BR
dc.subjectRetenção de estudantespt_BR
dc.subjectInstituição federal de ensino superiorpt_BR
dc.titleRetenção no curso de Administração: análise e percepções do corpo discentept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1502043071137275pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é escrever, pelas perspectivas dos alunos do curso de Administração da UFRJ, supervisionados pelo COAA, os fatores que os levaram a estar em retenção na graduação, verificar o perfil socioeconômico dos estudantes retidos e propor sugestões para pesquisas futuras sobre retenção estudantil. Para este trabalho, adotou-se a definição de retenção permanência de tempo maior do que o planejado pelo ciclo de graduação O presente trabalho de conclusão de curso utilizou o método de pesquisa quantitativa e qualitativa, classificada em descritiva quanto aos fins e de campo quanto aos meios, a partir da análise da bibliografia existente sobre retenção estudantil em universidades federais e aplicação de um questionário estudantil do tipo survey. O questionário foi enviado para 99 alunos, dos quais foram obtidas 27 respostas. A partir dos dados obtidos, pode-se observar que que os principais fatores de retenção estudantil são: dificuldades financeiras, problemas com saúde mental, entraves com adaptação da grade horária do curso e divisão de esforço entre estágio/trabalho e dedicação às disciplinas do curso. Os resultados devem ser considerados com cautela, uma vez que houve uma limitação no estudo feito a partir do questionário devido à dificuldade de obter respostas dos alunos orientados pelo COAA. Uma hipótese para este resultado seria que tal limitação seja sintoma de um distanciamento entre a instituição e o aluno em fim de período acadêmico. Sugere-se para pesquisas futuras, um acompanhamento mais próximo do universitário, para identificar o nível de informação que o estudante possui sobre os auxílios oferecidos pela universidade e a utilização de entrevistas para obter informações mais detalhadas, sob ótica dos estudantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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