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http://hdl.handle.net/11422/27516
Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Pereira, Paulo Cesar Lopes | - |
| dc.contributor.author | Andrade, Matheus Castro de | - |
| dc.date.accessioned | 2025-10-23T17:39:58Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-25T03:00:12Z | - |
| dc.date.issued | 2023 | - |
| dc.identifier.citation | ANDRADE, Matheus Castro de. Retenção no curso de Administração: análise e percepções do corpo discente. 2023. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/27516 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Estudandes de administração | pt_BR |
| dc.subject | Retenção de estudantes | pt_BR |
| dc.subject | Instituição federal de ensino superior | pt_BR |
| dc.title | Retenção no curso de Administração: análise e percepções do corpo discente | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
| dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1502043071137275 | pt_BR |
| dc.description.resumo | O objetivo deste trabalho é escrever, pelas perspectivas dos alunos do curso de Administração da UFRJ, supervisionados pelo COAA, os fatores que os levaram a estar em retenção na graduação, verificar o perfil socioeconômico dos estudantes retidos e propor sugestões para pesquisas futuras sobre retenção estudantil. Para este trabalho, adotou-se a definição de retenção permanência de tempo maior do que o planejado pelo ciclo de graduação O presente trabalho de conclusão de curso utilizou o método de pesquisa quantitativa e qualitativa, classificada em descritiva quanto aos fins e de campo quanto aos meios, a partir da análise da bibliografia existente sobre retenção estudantil em universidades federais e aplicação de um questionário estudantil do tipo survey. O questionário foi enviado para 99 alunos, dos quais foram obtidas 27 respostas. A partir dos dados obtidos, pode-se observar que que os principais fatores de retenção estudantil são: dificuldades financeiras, problemas com saúde mental, entraves com adaptação da grade horária do curso e divisão de esforço entre estágio/trabalho e dedicação às disciplinas do curso. Os resultados devem ser considerados com cautela, uma vez que houve uma limitação no estudo feito a partir do questionário devido à dificuldade de obter respostas dos alunos orientados pelo COAA. Uma hipótese para este resultado seria que tal limitação seja sintoma de um distanciamento entre a instituição e o aluno em fim de período acadêmico. Sugere-se para pesquisas futuras, um acompanhamento mais próximo do universitário, para identificar o nível de informação que o estudante possui sobre os auxílios oferecidos pela universidade e a utilização de entrevistas para obter informações mais detalhadas, sob ótica dos estudantes. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO | pt_BR |
| dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
| Appears in Collections: | Administração | |
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| File | Description | Size | Format | |
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